21.01.2020Do clássico ao choro, instrumento de sopro oriental é destaque

 Instrumento de sopro oriental, feito de bambu, com cinco orifícios e medidas rigorosas – o Shakuhachi é o grande destaque desta quarta feira (22/1), na Capela Santa Maria. O músico japonês Reison Kuroda desembarca em Curitiba para apresentar um workshop grátis, às 9h e um concerto às 20h.

No concerto O Encontro da Música dos Ventos, Kuroda se junta aos professores de sopro da Oficina de Música de Curitiba, numa mistura de instrumentos e variedades musicais.

Do clássico ao moderno, jazz e improviso, Kuroda percorre o mundo explorando as sonoridades musicais do Shakuhachi. Exatamente isso que o público poderá ver no palco da Capela Santa Maria.

Ao concerto, misturam-se Rogério Wolf (flauta), Joel Gisiger (oboé), Sérgio Burgani (clarinete), Gabriel La Rocca (fagote), Douglas Braga (saxofone), João Egashira (violão) e Milton Masciadri (contrabaixo).

Kuroda irá apresentar a tradicional flauta japonesa como elemento integrador das culturas do oriente e do ocidente, a partir de obras de diversos compositores, Wolfgang Amadeus Mozart, Johann Sebastian Bach, Oushu Sashi – tradicional solo de shakuhachi e O Shakuhachi no Choro, composição de Davi Sartori.

Oficina de Skakurachi
Com 30 vagas, o workshop gratuito é aberto para pessoas que não tocam o instrumento, porém querem conhecê-lo. Serão apresentados os três estilos das músicas tradicionais de shakuhachi e uma nova técnica, que está sendo desenvolvida pelo próprio Kuroda.

O objetivo é promover a troca de conhecimentos e experiências desse instrumento. A inscrição pode ser feita no local.

Parceiros

A 37ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Ministério da Cidadania, da Secretaria Especial da Cultura e governo federal.

O evento tem patrocínio master da Caixa Econômica Federal, apoio cultural da Família Farinha, Comunidade Luterana Igreja de Cristo, Igreja Bom Jesus dos Perdões, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Bicicletaria Cultural, Universidade Federal do Paraná, Lamusa – Laboratório de Música Sonologia e Áudio, Sistema FIEP, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), HOG The One Curitiba, Solar do Rosário e apoio master do Teatro Guaíra e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Serviço

Oficina de Shakuhachi
Professor: Reison Kuroda
Datas: Quarta-feira, 22 de janeiro
Horários: 9h às 12h
Vagas: 30
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Inscrição no local
Gratuito

Concerto
O Encontro da Música dos Ventos

Reison Kuroda – Shakuhachi
O Shakuhachi e os instrumentos de sopro do ocidente
Horário: 20h
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Valor: R$ 30 e meia-entrada R$ 15

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: SMCS

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar