13.08.2013Divulgadas as Diretrizes da IV Conferência Municipal de Cultura

Foram publicados nesta terça-feira (13) as Diretrizes aprovadas pela IV Conferência Municipal de Cultura. Realizada entre os dias 26 e 28 de julho, a Conferência apontou as prioridades para o desenvolvimento da cultura e o aperfeiçoamento das estratégias de fomento, valorização e difusão da arte no âmbito municipal, estadual e federal. A plenária também homologou os nomes dos 21 delegados que representarão Curitiba na Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em setembro, em Guarapuava.

Após a aprovação em plenário, as Diretrizes passaram por revisões da Comissão Organizadora da Conferência, dos coordenadores responsáveis por cada um dos Eixos de debate que ocorreu durante o evento e, finalmente, pela homologação da Procuradoria Jurídica da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

“Essas Diretrizes são um encaminhamento sólido para os debates que realizaremos durante as Conferências Estadual e Nacional e, ao mesmo tempo, reforçam um processo de aperfeiçoamento do setor cultural em nossa cidade”, disse o presidente da FCC, Marcos Cordiolli. Que completou: “estamos caminhando firmes na linha da transparência e do controle social das políticas públicas. É uma meta da gestão do prefeito Gustavo Fruet, que se consolida na prática pelas ações da Fundação Cultural de Curitiba”.

Delegados

Durante a IV Conferência foram eleitos 24 delegados para representarem Curitiba na Conferência Estadual. Contudo, devido ao regimento do evento estadual utilizar um parâmetro representativo diferente do utilizado durante a edição municipal, o número final foi revisto para 21 delegados. “Dessa forma retirados três representantes da FCC dos delegados, para que não houvesse prejuízo para os representantes da sociedade civil. Estes representantes da FCC serão enviados para Guarapuava como observadores”, explicou Elton Barz, presidente da Comissão Organizadora da IV Conferência Municipal.

Confira os textos finais das Diretrizes da IV Conferência Municipal de Cultura:

Diretrizes da IV Conferência Municipal – Eixo 1
Diretrizes da IV Conferência Municipal – Eixo 2