06.09.2017Divina Comédia é tema de encontro na Casa da Leitura Wilson Bueno

Estão abertas as inscrições para o ciclo de leituras temáticas da Divina Comédia, com o mestre em literatura europeia pela Universidade de Bolonha (Itália), Áureo Lustosa Guérios. Serão dois encontros gratuitos que buscam explorar alguns dos temas recorrentes na obra de Dante Alighieri. As palestras, com 45 vagas cada, acontecem nos dias 16 e 23 de setembro, às 15h30, na Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural.

Serão discutidos temas variados. No primeiro encontro os temas em destaque serão ‘Dante e as profecias: Farinata, Latini, Cacciaguida’ e ‘Dante e seus conhecidos: nada como rever os amigos e os inimigos’. Já no dia 23, ‘E agora Virgílio? os pagãos no Além’ e ‘Dante fazendo política: Florença, Igreja, Império’.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de setembro pelo email: coordenacaodeliteratura@fcc.curitiba.pr.gov.br. Para participar o interessado deve enviar o nome, idade, profissão e informar sobre quais encontros gostaria de participar. Mais informações pelo e-mail aureolgneto@gmail.com

Aureo Lustosa Guérios Neto – Possui mestrado triplo em Cultura Literária Europeia e Italianística pelas universidades de Bolonha, Estrasburgo e Tessalônica (2014). O título francês foi declarado como equivalente à titulação de Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Dissertação defendida: 'Il rapportofra docente e discente e gliappelli al lettorenella Commedia', elaborada sob a orientação de Gabriella Macrì (Universidade Aristóteles de Tessalônica) e co-orientação de Giuseppe Ledda (Universidade de Bolonha).

Possui graduação em Letras Português e Italiano (bacharelado em Estudos da Tradução) pela Universidade Federal do Paraná (2009). Monografia defendida: 'A poética de Dr. Seuss: um estudo de caso sobre a tradução de literatura infantil', elaborada sob a orientação de Caetano W. Galindo (UFPR). Cursou como bolsista do Ministero degli Affari Esteri d'Italia o 'Corso di Secondo Livello Avanzato C2' da Università per Stranieridi Perugia (2009).

Serviço:
Leituras Temáticas da Divina Comédia (Vagas limitadas)
Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural (Av.República Argentina, 3430 – Água Verde)
Data: 16 e 23 de setembro
Horário: das 15h30 às 18h30
Inscrições (até 13/09): coordenacaodeliteratura@fcc.curitiba.pr.gov.br.
Maiores informações: aureolgneto@gmail.com
Investimento: gratuito

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar