28.04.2010Dirigentes e produtores de todo o país participam de seminário sobre gestão cultural

A Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com o Observatório Itaú Cultural e o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais, promove de 3 a 7 de maio, o I Curso Gestão Cultural e Financiamento da Cultura e o II Seminário Cultura, Cidade e Desenvolvimento. O encontro reunirá em Curitiba agentes, produtores e gestores que atuam no setor cultural. Com aulas expositivas e palestras, serão abordados temas como leis de incentivo, políticas culturais e desenvolvimento humano, políticas públicas, produção cultural, sistemas de financiamento e economia da cultura.

O evento será realizado no Salão de Atos Parque Barigui (Av. Candido Hartmann, s/nº - Parque Barigui). Os palestrantes são professores, consultores e pesquisadores de políticas culturais, além de representantes de órgãos governamentais. Entre os participantes estão Bernardo Mata-Machado, coordenador de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura; Henilton Parente de Menezes, secretário de Fomento do MinC; Romulo Avelar (MG), professor e produtor cultural, assessor de planejamento do Grupo Corpo e do Grupo do Beco; Leonardo Brant (SP), consultor e pesquisador de políticas culturais, presidente da Brant Associados; e Manoel Rangel, diretor-presidente da Ancine - Agência Nacional do Cinema.

Reunião - Aproveitando a permanência na cidade em virtude do seminário, os membros do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais se reúnem na quinta feira para dar continuidade às discussões mensais que promovem com o objetivo de contribuir para elevar o grau de organização dos municípios na elaboração das políticas e mecanismos de gestão. Curitiba participa desde a criação do Fórum, em 2005 e atualmente o Presidente da Fundação Cultural, Paulino Viapiana, ocupa o cargo de diretor financeiro da entidade.

Dentre os principais pontos já conquistados pelo Fórum estão a representação no Conselho Nacional de Cultura e a possibilidade de parcerias diretas entre o MinC e as capitais, além de ter contribuído também com sugestões e propostas incorporadas nas discussões sobre a PEC 416/2005, que cria o Sistema Nacional de Cultura, e a reforma da nova Lei Rouanet, entre outras ações desenvolvidas pelo MinC.

I Curso Gestão e Financiamento da Cultura e
II Seminário Cultura, Cidade e Desenvolvimento
Local: Salão de Atos - Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, s/nº - Parque Barigui)
Data: de 3 a 7 de maio de 2010, das 9h às 18h.
Informações:
seminario_info@fcc.curitiba.pr.gov.br

Confira a programação e os palestrantes

Fonte: Fundação cultural de Curitiba