08.11.2012Direitos culturais em debate

Um momento singular dentro da programação da 4ª Corrente Cultural acontece na próxima quinta-feira (8), no Centro Cultural do Portão. A partir das 18h30, será realizada a Conferência Internacional Direitos Culturais - "O Direito à Cultura: Princípio Vital" com a participação dos professores doutores José Teixeira Coelho e Saúl Sosnowski, sendo este último argentino radicado na cidade de Washington, nos Estados Unidos.

 

O evento, uma realização do Sesi/ PR em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, propõe ampliar o debate sobre Direitos Culturais, esclarecer a relação entre direitos culturais e direitos de cidadania e como eles contribuem para o fortalecimento da democracia considerando a cultura e a educação. "Será uma oportunidade dentro da Corrente de não ficarmos apenas nos eventos culturais e partirmos para a ação, buscando dialogar com os agentes culturais da cidade", informa Anna Zétola, gerente de Cultura do Sesi/ PR.

 

De acordo com ela, o professor José Teixeira Coelho, professor titular da Universidade de São Paulo e curador-coordenador do Museu de Arte de SãoPaulos (MASP), levará para a conferência uma visão nacional do que se está discutindo sobre Direitos Culturais e Política Cultural. Já Saúl Sosnowski que é professor de Literatura e Cultura latinoamericana da Universidade de Maryland, em College Park.

 

"O professor Saúl Sosnowski ele defende os Direitos Culturais em toda a América Latina e é uma referência no assunto no mundo todo. O tema da conferência recebe apoio da Organização das Nações Unidas e da Unesco. A discussão dos Direitos Culturais engloba a importância do cidadão poder ou não usufruir cultura", explica a diretora de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Janine Malanski, acrescentando que a conferência é uma ótima oportunidade de comemorar a semana

 

Parceiros da Corrente Cultural de Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Prefeitura de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Sistema Fiep - Sesi, Universidade Federal do Paraná,Caixa Econômica, Goethe-Institut Curitiba, Aliança Francesa, Instituto Cervantes, Consulado Geral da Itália em Curitiba, Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei), Batel Soho, Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Clube de Criação do Paraná (CCPR), Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ),Instituto Municipal de Turismo, Curta Curitiba, Rádio e Televisão Educativa do Paraná - E-Paraná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Museu Oscar Niemeyer e Biblioteca Pública do Paraná.

 

Resumo do currículo dos conferencistas:

 

Jose Teixeira Coelho Netto - Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, aposentado. É curador-coordenador do Museu de Arte de São Paulo-MASP. É especialista em Politica Cultural e colaborar da Catedra Unesco de Politica Cultural da Universidad de Girona, Espanha. É consultor do Observatorio de Politica Cultural do Instituto Itaú Cultural, São Paulo. Autor de diversos livros sobre cultura e arte, é ficcionista (Premio Portugal Telecom 2007 pelo livro Historia Natural da Ditadura, publicado em 2006 pela Ed. Iluminuras).

 

Saúl Sosnowski - Professor de Literatura e Lultura Latinoamericana da Universidade de Maryland, College Park; dirigiu até 2008 o Centro de Estudos Latinoamericanos, que fundou em 1989, e desde 2000 até 2011 foi vice-reitor para Assuntos Internacionais. É autor de Julio Cortázar: Uma Busca Mítica, Borges e a Cábala: A busca do verbo. É fundador (1972) e diretor da revista de literatura Hispamérica, que está em seu 41º ano de publicação.

 

Serviço:
Conferência Internacional Direitos Culturais
Data: 8 de Novembro
Horário: 18h30
Local: Auditório Antonio Carlos Kraide, Centro Cultural do Portão (Av. República Argentina, 3430, Portão)

 

 

correntecultural.com.br
facebook.com/correnteculturaldecuritiba
twitter.com/correntecultura

 

Imprensa/FCC - Corrente Cultural - 06/11/2012

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: IEME Comunicação

Compartilhe:

imprimir voltar