04.11.2019Dia de Finados é celebrado com missa em latim na Capela da Glória

O Dia de Finados foi celebrado na manhã deste sábado (2/11), na Capela da Glória, com a tradicional missa com liturgia em latim, acompanhada do Coral Gregoriano de Curitiba. Fiéis se reuniram para lembrar entes queridos que já faleceram e rezar por suas almas, com o padre Anderson Bonim. Um livreto apresentava a tradução das canções em latim.

O prefeito Rafael Greca assistiu ao rito pela alma dos defuntos. "A festa dos mortos, a celebração dos fiéis defuntos, o sufrágio dos finados é a festa da crença na vida eterna e no poder infinito de Deus", disse.

"Ao invocarmos nossos pais e avós pedindo o seu descanso eterno, nos lembramos de nós mesmos e do nosso destino, porque todos fomos feitos para Deus", completou Greca.

A missa foi celebrada como habitualmente fazia-se na década de 1960. No altar, uma urna fúnebre representava a intenção do encontro. Ao final, o sacerdote, revestido de paramentos pretos, elevou a oração pelas almas dos finados.

"A missa tem uma graça sobrenatural porque é uma representação do que Cristo fez por nós, então estar aqui hoje é crer que os fiéis que morreram e levaram sequelas dos pecados encontrarão a salvação eterna", afirmou o padre.

Coral

Acompanhou a celebração o Coral Gregoriano de Curitiba. O grupo, composto por dez rapazes, tem a direção de Khae Lhucas Ferreira Pereira e Maria Madalena Wagner. No repertório, destaque para duas composições sacras: "Requiem" e "Dies Irae".

O grupo se apresenta todo domingo na Capela da Glória, às 17h, e tem conquistado um grande público. "Muitas pessoas ficam atraídas porque é um canto da origem da música ocidental e ingressam no coral para entender mais sobre a noção estética da música", contou Khae.

Mãe de dois coroinhas, de três e de sete anos, a devota de Nossa Senhora do Carmo Joseane de Souza ficou encantada com a missa. "Eu me sinto mais perto de Deus quando ouço o canto, até meus filhos gostam", compartilhou.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar