18.11.2019Desenhista de V de Vingança conhece o personagem Curitibinha

Foi no encontro informal com o prefeito Rafael Greca, que ganhou dele um exemplar autografado da famosa HQ adaptada para o filme.

Um bate-papo informal reuniu no Cine Passeio, no final da tarde desta quinta-feira (14/11), o prefeito Rafael Greca e o desenhista e roteirista britânico David Lloyd. O autor estrangeiro veio ao Brasil para eventos culturais ligados a HQs (histórias em quadrinhos) em Curitiba e no interior do Paraná e presenteou Greca com um exemplar autografado de V de Vingança.

“É uma grande honra recebermos a sua visita, assim como é um privilégio para a nossa Gibiteca promover o debate com você e ter o seu livro à disposição do público”, disse Greca. Recém-chegado de Pato Branco (sudoeste do Paraná), onde participou da edição local da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, Lloyd está na cidade para o debate seguido da sessão de autógrafos da nova edição de V de Vingança, na Gibiteca, seguido pela exibição, no Cine Passeio, do filme feito em 2006 a partir da adaptação da obra.

“Quiuribitinha”

Em retribuição, o visitante ganhou do Prefeito um exemplar sobre História do gibi didático Curitibinha, usado nas escolas da Prefeitura para o ensino de conteúdos como História e preservação ambiental da cidade. Simpático, Lloyd agradeceu e se mostrou entusiasmado com a proposta pedagógica. Porém, teve dificuldade em pronunciar o nome do personagem. “Quiuribitinha”, disse.

Entusiasmado também ficou o público, ávido por conseguir lugares para o debate e para a restrita sessão de exibição do filme. Apesar de chegar bem antes do início da sessão, muita gente não conseguiu comprar ingressos. “Não acredito!”, era a exclamação que mais se ouvia quando o bilheteiro informava que a sessão estava esgotada. Os ingressos esgotaram em apenas 15 minutos.

Fã e sósia

Entre os que chegaram cedo e conseguiram garantir um dos 80 lugares do Estúdio Valêncio Xavier estava o estudante de Odontologia da Universidade Federal do Paraná Juan Simioni Cordeiro. Além de ser fã de David Lloyd, sua aparência lembra o personagem sem nome de V de Vingança e foi notada por Greca, que o convidou para uma foto com o ídolo. “Nossa! Não esperava isso”, contou Juan, que disse não ser a primeira vez que associam sua imagem à do personagem.

Também participaram do encontro com Lloyd a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro, e o diretor de Ação Cultural do órgão, Beto Lanza; o coordenador da Gibiteca de Curitiba, Fúlvio Pacheco; o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó; e a ex-secretária estadual da Educação Gilda Poli.