07.12.2009Denise Roman comemora 30 anos de carreira com duas exposições

A graça, o encanto e a magia da linguagem artística de Denise Roman estão na mostra "Denise Roman - 30 anos na Fundação Cultural de Curitiba", que fica no Museu da Gravura Cidade de Curitiba até fevereiro.

Há 30 anos, trilhando a história da gravura paranaense - como professora e artista, a mostra traz obras em buril e apresenta um panorama do trabalho da gravadora com várias séries de obras elaboradas em anos mais recentes. Segundo a curadora do acervo artístico da Fundação Cultural de Curitiba, Nilza Knechtel Procopiak, algumas das obras que estão na exposição foram doadas pela artista e passam a integrar o acervo do Museu da Gravura de Curitiba.

Em contraste com as grandes obras, uma de suas características é a paixão pela miniaturização. Nesta exposição, uma série intitulada "Picnic" merece destaque. Ela é composta por pequenas gravuras em buril sobre cobre e vai ser exibida em vitrine para favorecer a visualização.A artista nos lega as meninas que aparecem dançando no meio do pátio, o menino que veio de bicicleta, a bailarina que vai dançar, as cirandas de roda nas quais as crianças festejam a vida. Os folguedos e brincadeiras de crianças se sucedem registrados numa arte leve, criativa e otimista. Mas não se engane aquele que pensar que a obra da Denise só tem território demarcado na ficção e magia. A artista é, acima de tudo, uma batalhadora que vem mantendo ao longo da vida muitas atividades em paralelo. Ela já trabalhou nos jornais "O Estado do Paraná" e "Tribuna do Paraná" criando charges e sketches, na mesma época (anos 1987 a 1989) em que se iniciava na profissão de orientadora de gravura no Solar do Barão, convidada por Guilmar Silva. Mais tarde, confrontada entre os dois empregos, Denise optou pela Fundação Cultural de Curitiba, onde ministra as oficinas de buril e litografia.

Diário de Varanda

A última exposição de 2009, no Espaço Cultural BRDE, em Curitiba, também comemora os 30 anos de carreira de Denise Roman. Formada em 1984 em Desenho e Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), a artista retrata em ´Diário da Varanda´, a rotina dos pássaros que pousam em seu terraço, em um edifício no bairro Batel, em Curitiba.Denise utiliza a litografia, a gravura em metal, desenho e pintura. A fantasia lírica, que representa sentimentos e percepções, está sempre presente nas obras da artista, e a natureza é essencial para completar o amor que tem pelo desenho. ´Fui rendida pela natureza´, completa a virginiana, perfeccionista em tudo o que faz.

A exposição ´Diário da Varanda´ está na segunda edição. A primeira aconteceu em 2008, no Sesc Água Verde, em Curitiba. ´Eu gostei tanto daquela exposição que resolvi revivê-la aqui´, comenta. No Palacete dos Leões, Denise traz imagens novas, quase todas diferentes da primeira exposição, mas que não deixam de retratar a rotina dos pássaros.

Ana Itália Paraná Mariano, uma das curadoras da exposição, destaca que Denise, nos últimos dois anos, iniciou uma fase nova. Passou a olhar a varanda e aplicou a arte em desenho e pintura. ´É uma fase bonita, em que Denise continua com a temática do mundo lúdico´. Ana destaca que a artista continua fiel à gravura: ´É uma das mais importantes gravadoras do Estado. Seu trabalho, além de artista, deve ser notado também como orientadora de cursos de gravura, ensinando gerações de bons gravuristas´.

Serviço: "Denise Roman - 30 anos na Fundação Cultural de Curitiba"

Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba - R Pres. Carlos Cavalcanti, 533.

Data e horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h. Até fevereiro.

Entrada franca

Informações: 41-3321-3334

"Diário da Varanda" - Denise Roman

Local: Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões - Av. João Gualberto, 530

Data e horário: De segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30. Até 8 de dezembro.

Informações: (41) 3219-8056