13.06.2022De clássicos britânicos a Tom Jobim, música esquenta o fim de semana

A música esquentou a noite desta sexta-feira (10/6) nos palcos da Fundação Cultural de Curitiba. Na Capela Santa Maria Beatles, Shakespeare e madrigais ingleses reunidos em um espetáculo que celebra a cultura britânica, lotou a casa. No Teatro da Vila (CIC), o Brasileirão soltou a voz com Tom Jobim no repertório e arrancou aplausos acalorados do público.

Com ingressos esgotados para as próximas apresentações deste sábado e domingo (11 e 12/6), o concerto Let it be or not to be, da Camerata Antiqua de Curitiba, terá transmissão ao vivo hoje, às 18h30, no YouTube do Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

Let be or not to be

Conduzido pela regente Mara Campos, o espetáculo tem clássicos do quarteto de Liverpool como Yellow Submarine, She’s Leaving Home, Eleanor Rigby e Across the Universe, e madrigais ingleses do século XVI. “Conseguiram agregar os dois mundos muito bem, foi sensacional e deu para aproveitar tanto as obras eruditas que amamos, como os Beatles que também estão na nossa playlist”, disse o casal Maurício e Jaqueline Socher.

Durante o concerto quatro atores interpretam Paul McCartney, Ringo Starr, George Harrison e John Lennon. Trechos de textos e poemas do grande dramaturgo inglês William Shakespeare, foram declamados fazendo um ode à literatura londrina.

Fã de Beatles, a musicista Ana Paula Servelinne levou a filha Júlia, de 8 anos. “Venho sempre com meu marido aos concertos da Camerata, mas o repertório dessa vez permitiu que eu a trouxesse. Estou formando mais uma Beatlemaniaca”, comentou.

O espetáculo integra a programação da Semana Cultural Britânica, organizada pelo Consulado do Reino Unido no Paraná com apoio da Fundação Cultural de Curitiba. O evento é uma homenagem ao jubileu de platina da mais longeva monarca britânica da história, Elizabeth II.

Cônsul do Reino Unido no Paraná, Adam Petterson, prestigiou o concerto. “Um dos melhores shows que já vi na vida, achei muito legal a mistura do Shakespeare com clássicos e o moderno dos Beatles. Até a noite fria combinou com o clima britânico”, afirmou o cônsul.

Também assistiram ao concerto a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro; o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Jr.; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o Assessor de Relações Internacionais de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó e o diretor de Planejamento da FCC, Beto Lança.

Tom Jobim no Teatro da Vila

A noite de sexta-feira (10/6) também foi animada pela música no Teatro da Vila, na CIC. O vocal Brasileirão, acompanhado de músicos instrumentistas, fizeram o show de pré-lançamento do novo álbum Brasileirão canta Tom Jobim.

A plateia aplaudiu de pé e pediu bis ao grupo que soltou a voz em um repertório de composições como Correnteza, Águas de Março, Chovendo na Roseira e outras obras populares da fase pós-Bossa Nova (1970-1994) do mestre Tom Jobim.

O Brasileirão voltará a se apresentar durante a 39º Oficina de Música de Curitiba, que acontecerá de 30 de junho a 10 de julho. A programação do evento será divulgada na próxima semana.