25.06.2020Danilo Caymmi canta com crianças do MusicaR e músicos de várias partes do país

Um concerto on-line inédito, com o cantor e compositor Danilo Caymmi acompanhado de um coro de 18 crianças participantes do projeto MusicaR e 12 instrumentistas de várias partes do Brasil, estreia no próximo sábado (27/6), ao meio-dia, nas redes sociais da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

O vídeo é quase uma reprise do concerto de encerramento da 36ª Oficina de Música de Curitiba, que encantou o público em janeiro deste ano. Não se trata de uma gravação da apresentação que lotou o grande auditório do Teatro Guaíra, mas sim de uma nova produção feita exclusivamente para exibição virtual, atendendo as medidas de prevenção da pandemia do coronavírus.

Com direção musical e arranjos de João Egashira, a produção levou aproximadamente dois meses, compreendendo a gravação das performances individuais e o processo de edição de áudio e vídeo feita por um dos participantes, o paulista Fernando Brandt. A música escolhida foi Andança, um dos maiores sucessos de Danilo Caymmi.

Egashira disse que a proposta de reapresentar a música tocada naquele concerto, agora numa versão on-line, nasceu dos músicos, que foram seus alunos na Oficina de Música. “Encerrada a Oficina, continuamos mantendo contato por um grupo de Whatsapp. Ali surgiu a ideia. Fizemos o convite ao Danilo Caymmi e ele prontamente atendeu com o maior entusiasmo”, conta Egashira.

Na sequência, foram convidados os alunos do MusicaR, que tanto no concerto do Guairão como agora, cantando em suas casas, atuaram sob a coordenação da professora Ângela Sasse. Também participa do vídeo o pianista Tiago Costa.

Bons frutos

Os músicos que naturalmente estariam distantes entre si, já que residem em cidades de vários estados e até do exterior, aproveitaram a onda das lives para se reencontrar. “Esse vídeo é um exemplo dos frutos que a Oficina de Música produz”, disse Egashira, lembrando que o reencontro mostra que a música não tem mesmo fronteiras. “Ele é também um retrato do que é a Oficina de Música e sua capacidade de promover o intercâmbio entre alunos, professores, profissionais e pesquisadores de forma permanente”, acrescentou.

Quanto ao resultado musical, Egashira garante que o público vai se emocionar. “É um concerto que foi feito com o coração. Foi uma iniciativa espontânea e muita emotiva”, afirmou.

Contato

Grande destaque do concerto, Danilo Caymmi está na expectativa do lançamento. “Quando recebi o convite, fiquei muito feliz”, disse o cantor. “A participação no concerto de encerramento da Oficina de Música foi o meu primeiro trabalho em Curitiba e agora estou participando desse projeto muito bonito com as crianças. Fiquei emocionado”, conta o compositor, que está morando na capital paranaense há pouco mais de dois anos.

“Os arranjos foram muito bem feitos e, para as crianças, tem uma certa complexidade. O desempenho delas me surpreendeu”, declarou Caymmi.

Para o cantor, essa apresentação virtual é um ensaio do que virá daqui para frente. “A pandemia vai transformar o mundo e a nossa maneira de estar em contato com a plateia. Para quem está acostumado com viagens e shows, é difícil, mas temos que nos adaptar a essa nova forma de comunicação com o público”, constata o compositor.

Serviço: Vídeo inédito com Danilo Caymmi, MusicaR e grupo de instrumentistas

Direção musical: João Egashira