17.01.2022Da erva mate aos painéis de Poty, visitas guiadas passeiam pela cultura e história de Curitiba

Cada canto de Curitiba tem uma história para contar, e a Fundação Cultural de Curitiba oferece roteiros de visitas guiadas de graça para turistas e curitibanos conhecerem um pouco melhor o patrimônio histórico e artístico da cidade. A maior parte dos passeios é ao ar livre, uma ótima opção para quem está de férias.

As visitas acontecem de terça-feira à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. É necessário fazer o agendamento pelo telefone (41) 3321 3275 ou pelo e-mail educativa@curitiba.pr.gov.br.

O Ação Educativa, como é chamado o projeto, oferece sete roteiros na região do Centro Histórico que mergulham na arte, tradição, registros e arquitetura da capital paranaense. Os passeios guiados podem ser feitos por estudantes de escolas, familiares ou entre amigos, em grupos de uma até 20 pessoas.

“É uma forma de vivenciar outras camadas da cidade a partir da história, e as visitas ajudam na formação da identidade pessoal e sociocultural dos cidadãos por meio da educação patrimonial”, explica Hamilca Cassiana, coordenadora do Ação Educativa

Escolha o passeio

As visitas com mediadores da Fundação Cultural acontecem nos seguintes roteiros: Setor Histórico, Solar do Barão, Diversidade Religiosa, Painéis de Poty, Paranismo, Exposições e Erva Mate.

“Um dos instrumentos de preservação do patrimônio cultural é a vigilância, mas esta não se dá apenas por meio do trabalho da polícia e sim pelo olhar cuidadoso do cidadão consciente da importância da sua história”, diz Hamilca.

Cada roteiro dura cerca de 1h30, e pode ser adaptado de acordo com o interesse do grupo. Para escolas, é possível modelar as atividades para atender os fins educativos do ensino da turma.

Solar do Barão
Neste roteiro, dentro do complexo cultural Solar do Barão, são apresentadas as diferenças da arquitetura que compõem o espaço que no século 19 foi a residência do Barão do Serro Azul (o ervateiro Ildefonso Pereira Correia). A história da baronesa também é destacada, e mostra um cenário onde as mulheres viúvas da elite ervateira curitibana assumem os negócios familiares.

Setor Histórico
Quer conhecer um pouco sobre o surgimento de Curitiba? O roteiro é esse! O passeio apresenta os primeiros vestígios da então chamada Vila de Curitiba e faz um paralelo com o presente.

Um bom exemplo disso é o Largo da Ordem, palco de diversos acontecimentos importantes para a formação da cidade e onde hoje acontece a Feira do Largo aos domingos. O roteiro passa pelas proximidades da rua Claudino dos Santos, até a rua São Francisco.

Diversidade Religiosa
As diferentes religiões e igrejas presentes no Centro de Curitiba, e como elas se expressam através da arquitetura e seus símbolos. O passeio atravessa pontos de diversas religiões de matriz africana, muçulmana, católica, protestante.

Painéis de Poty
Além de entender o histórico e as técnicas deste grande artista paranaense, o roteiro permite aguçar o olhar para diferentes formas de expressão artísticas presentes na cidade.

O painel que mais chama a atenção é o dos Tropeiros, que mostra um pouco da passagem dos tropeiros pela cidade. O passeio conta com dois roteiros: para adultos, mais longo e um passeio para crianças, feito no Largo da Ordem e na rua Nestor de Castro.

Paranismo
O roteiro permite observar diversos símbolos clássicos paranaenses e suas construções históricas, além de refletir sobre as diferentes identidades que formaram a cidade e suas representações nas artes, esculturas e edificações.

O roteiro do paranismo começa na Praça 19 de Dezembro, segue pela Rua Mateus Leme e vai em direção ao Museu Alfredo Andersen, sobe em direção ao Largo da Ordem, finalizando na Praça Tiradentes.

Erva-mate
A construção do Paraná por meio da economia do mate e as influências dessa atividade na sociedade curitibana, como a modernização da cidade por exemplo. Além de possibilitar a observação de locais que passam despercebidos no nosso cotidiano, tal como o Palacete dos Leões ou até mesmo o portal da Mansão das Rosas. O passeio começa na Capela da Glória, passa pelo Passeio Público e encerra no Museu Solar do Barão.

Exposições
Estes roteiros permitem conhecer diversas expressões artísticas disponíveis nos espaços culturais de Curitiba e estar em contato com obras de diversos artistas brasileiros. São, geralmente, exposições não permanentes e de diferentes temas. Os espaços utilizados são as salas de exposição dos Museus da Gravura e da Fotografia, salas expositivas no Memorial de Curitiba e no Portão Cultural também.

Ação Educativa – Visitas Guiadas
Para agendar a visita guiada ou para mais informações, ligar no telefone (41) 3321 3275 ou pelo e-mail educativa@curitiba.pr.gov.br

Roteiros: Setor Histórico, Solar do Barão, Diversidade Religiosa, Painéis de Poty, Paranismo, Exposições e Erva Mate.

De terça-feira à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h

Autor: Assessoria de Comunicação