10.03.2020Curtas paranaenses estreiam na Cinemateca de Curitiba

A Cinemateca de Curitiba exibe nesta quarta-feira (11), às 20 horas, os curtas metragens "Clube da Insônia", de Tulio Viaro e "Das Cinzas, O Escorpião", de Estevan Silvera e Tiomkim.

O trabalho de Viaro, dirigido e roteirizado por ele, fala sobre três rapazes que aguardam a luz de um casebre se apagar para entrar e roubar. Enquanto isso conversam sobre a vida. O filme traz na direção de fotografia a participação de um dos nomes mais lendários do cinema brasileiro, Carlos Ebert, que fez a fotografia de ‘O Bandido da Luz Vermelha’ (1968), de Rogério Sganzerla, um ícone do cinema marginal.

Filmado em Piraquara traz trilha sonora de Leonel Rocha, da dupla sertaneja Leonel Rocha e Campos. A direção de arte é de Danielle Pie. No elenco Adriano Petermann, Gabriel Gorosito e Marcel Szymanski e participação do jornalista Carlos Nascimento e Luthero de Almeida.

Nos últimos anos, Viaro teve duas participações importantes nos festivais de Cartagena, na Colômbia e em Havana em Cuba, com seu primeiro longa ‘O Bem Aventurado’, produzido com bonecos em tamanho natural.

Das Cinzas, O Escorpião

O filme, que marca nova parceria entre Estevan Silvera e Tiomkim, é um audiovisual que presta homenagem ao cineasta Kenneth Anger e em especial a uma de suas mais famosas e controversas obras “Scorpio Rising “(1964).


As filmagens foram realizadas em uma oficina mecânica de motocicleta, e também segue uma linha de direção ao estilo do Dogma 95, criado pelos cineastas Lars Von Trier e Thomas Vinterberg, não existindo uma preocupação com a linguagem convencional e nem com roteiro.

Uma trilha sonora experimental foi composta pelo músico Felipe Akel para a obra. O curta é embalado também por acordes de violino, interpretado pelo músico Victor Portugal. No elenco Victor Portugal, Dany Martins, Leonel Cunha, Paulo Roble e Leticia Goulart.

Serviço:

Lançamento dos curtas “Clube da Insônia” e “Das Cinzas o Escorpião”

Data: 11/03/2020

Horário: 20h

Local: Cinemateca de Curitiba

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco

Entrada Franca

Classificação: 16 anos

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar