Notícias
14.01.2020Curso para criar instrumentos com recicláveis é atração da Oficina Verde
Instrumentos musicais construídos com materiais reaproveitados formarão uma pequena Orquestra de Câmara para circular de bicicleta pela cidade. É a minioficina de instrumentos reciclados e "biciclados", uma das atividades da Oficina Verde, evento gratuito de sustentabilidade e meio ambiente da Oficina de Música de Curitiba, que começa na próxima semana.
Nesta edição, a Oficina Verde conta 600 vagas e 11 cursos de gastronomia natural, jardinagem, além de uma feira de trocas de roupas, cds e outros objetos; exposição de artesanato indígena e coleta de material recicláveis.
As inscrições para os cursos da Oficina Verde já estão abertas e devem ser feitas pelo site da (oficinademusica.curitiba.pr.gov.br).
Os cursos e atividades da Oficina Verde acontecerão no pátio da Capela Santa Maria e na Bicicletaria Curitibal, ambos espaços no Centro da cidade.
Um dia inteiro será dedicado às abelhas, com oficinas de risoto de pólen de abelha nativa, jardins de mel e pólen, degustação de produtos. Tem ainda técnicas culinárias com sementes germinadas, cultivo e uso de ervas medicinais e outros cursos.
Sinfonia de Bikethoven
Em três dias de minioficina “recicletando” serão construídos cerca de dez instrumentos diferentes. A oficina, ministrada pelo músico Leonardo Fuks, acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de janeiro, na Bicicletaria Cultural, no Centro.
O músico é um dos criadores da Cyclophonica, orquestra de bicicletas, do Rio de Janeiro. “Nessa oficina, além da fabricação dos instrumentos análogos aos originais, vamos formar uma pequena orquestra para circular pela cidade executando um repertório erudito e popular", fala Fuks.
A orquestra do recicletando vai integrar o passeio ciclístico da Oficina de Música, que acontecerá no domingo, 19 de janeiro, às 9h. No repertório está previsto uma suíte de temas do compositor homenageado, denominada "Sinfonia de Bikethoven".
Parceiros
A 37ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e governo federal. O evento tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio cultual da Família Farinha, Comunidade Luterana Igreja de Cristo, Igreja Bom Jesus dos Perdões, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Bicicletaria Cultural, Universidade Federal do Paraná, Lamusa – Laboratório de Música Sonologia e Áudio, Sistema FIEP, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), HOG The One Curitiba, Solar do Rosário e apoio master do Teatro Guaíra e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
Serviço
37ª Oficina de Música de Curitiba
Data: 15 a 26 de janeiro de 2020
Inscrições para cursos e programação cultural no site www.oficinademusica.org.br
Confira os cursos da Oficina Verde
Bicicletaria Cultural
R. Pres. Faria, 226 – Centro
De quinta-feira, 16 a sábado, 18 de janeiro
MINIOFICINA DE INSTRUMENTOS BICICLADOS E RECICLADOS – Leonardo Fuks
das 14h às 18h
AULA DE EQUILÍBRIO SOBRE BICICLETA – Fernando Rosenbaum
Para participantes de todas as idades com interesse em aprender a manejar uma bicicleta, serão encontros de 40 min pré-agendados. Contato (41 3153-0022 ou 99639-2079)
15h às 18h
Capela Santa Maria
R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Segunda-feira, 20 de janeiro
RISOTO DE PÓLEN DE ABELHA NATIVA – Gabriela Vilar de Carvalho
A chef traz preparos especiais feitos com produtos de abelhas nativas sem ferrão, como pólen, mel e própolis.
14h
JARDINS DE MEL E OS CAMINHOS DE PÓLEN – Felipe Thiago de Jesus
16h
EXPOSIÇÃO, DEGUSTAÇÃO E VENDA DE MEL E OUTROS PRODUTOS DE ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO – Benedito e Salete Uczai
Criadores e guardiões das abelhas nativas de Curitiba e região metropolitana
14h às 18h
Terça-feira, 21 janeiro
TRANSFORMAR E CONECTAR – Vania Krekniski
O que podemos fazer para contribuir com um mundo melhor: reaproveitar as frutas, cascas que seriam jogadas fora? Fazer uma ligação do produto, produtor? Compartilhar? Sentaremos à mesa? Teremos cozinha?
14h
AÇÃO GLOBAL PELO PLANETA. AFINAL, VOCÊ FAZ PARTE! -Thaynara Furtado Constantinov Leal
Quais as mudanças que posso fazer, como indivíduo, para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta?
16h
Quarta-feira, 22 de janeiro
APRENDA TÉCNICAS CULINÁRIAS PODEROSAS E EFICAZES PARA TORNAR SUA VIDA MAIS SIMPLES, SAUDÁVEL E PRAZEROSA – Luiz Reikdal
*germinação da semente de girassol
*suco de clorofila sem adição de água e açúcar
*pasta de queijo fermentada de castanhas de caju
*saurkraut (chucrute de repolho fermentado)
*refrigerante natural de gengibre
14h
Quinta-feira, 23 de janeiro
ALQUIMIA DAS ERVAS – Carlos Caruso
Saberes ancestrais das ervas medicinais e suas utilizações como remédios caseiros, banhos, defumação, benzimento e na culinária.
14h
OFICINA DE MEDITAÇÃO – CANTAROLANDO A VIDA – Soraya Molina
16h
Sexta-feira, 24 de janeiro
RECICLANDO E REEDUCANDO – Francisco Joel de Almeida e Fabiana Andréia Culpi da Silva
14h
RECONHECIMENTO E CULTIVO DE PLANTAS AROMÁTICAS, TEMPEROS E HORTALIÇAS –Mago Jardineiro
Haverá distribuição de mudas e sementes
16h
OUTRAS ATIVIDADES DA OFICINA VERDE
De segunda, 20 a sábado 25 de janeiro
Exposição e venda de artesanatos indígenas da Aldeia urbana Kakané Porã, de Curitiba
18, 19, 25 e 26 de janeiro
Associação dos Catadores Protetores do meio Ambiente
Durante os dois finais de semana da Oficina de Música, haverá coleta de resíduos elétricos, eletrônicos, recicláveis em geral (plástico, papel, alumínio, etc) e de roupas, que serão separados, desmontados, reciclados e/ou reaproveitados. No mesmo local, será aceito doações de livros. Tudo com certificação de destinação correta de resíduos.
18 e 25: das 13h às 19h
19 e 26: das 10h às 19h
Sábado, 25 de janeiro
Feira de trocas – com Curitiba Lixo Zero
A feira de troca de roupas, objetos e acessórios sem uso
15h às 17h
Autor: SMCS
Fonte: SMCS
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas