Notícias
05.10.2023Curitiba se une a rede nacional de film commissions na Expocine
Curitiba vai integrar uma rede nacional de Film Commissions do Brasil, iniciativa de grande relevância discutida durante a 10ª edição da Expocine, o maior encontro do mercado de cinema da América Latina. O evento, que acontece em São Paulo até sexta-feira (6/10), conta com a presença de representantes da Curitiba Film Commission e do Cine Passeio.
No primeiro dia do evento, nesta quarta-feira (5/10), representantes de prefeituras, governos estaduais e film commissions de diversas cidades debateram temas de interesse relacionados à atração de produções para as cidades brasileiras e ao turismo audiovisual.
Foram ressaltados dados econômicos e turísticos associados à produção audiovisual, destacando o impacto positivo que a realização de filmes e séries pode trazer a diversas áreas.
Elaine Rodrigues Leal, representante do Instituto Municipal de Turismo e integrante da Curitiba Film Commission, enfatizou a importância dessas organizações ao promoverem os benefícios das filmagens para toda a comunidade. “A colaboração público-privada em prol do setor audiovisual nas cidades e no país é uma via de mão dupla e que precisa ser fortalecida”, destaca.
As film commissions desempenham um papel fundamental ao oferecer serviços importantes para produtores, além de conduzirem ações de incentivo às filmagens, programas de estímulo à produção e apoio ao desenvolvimento de mão de obra local.
Integram a Curitiba Film Commission a Secretaria Municipal da Comunicação Social, a Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto Municipal de Turismo.
Estratégias
Exemplos das estratégias adotadas por outras cidades brasileiras foram compartilhados durante o evento.
São Paulo, por exemplo, está empenhada em criar um projeto de lei que reserve um orçamento específico para incentivar a atração de produções cinematográficas para a cidade. Além disso, a capital paulista oferece o Tour Audiovisual aos turistas, um guia que aponta os locais de filmagem, e também promove famtours para que os produtores conheçam o potencial da cidade.
Belo Horizonte optou por adotar a estratégia de gratuidade na locação de espaços públicos, enquanto Porto Alegre concentra-se na união de cenários regionais, formando uma rede de sete municípios sob o lema "muitos cenários em um só destino".
Elaine Rodrigues Leal ressaltou a importância da colaboração entre as cidades para atrair investimentos para o setor audiovisual. "A formação de uma rede nacional de film commissions, que reúna esforços, cenários e serviços para fortalecer a indústria audiovisual local, é essencial nesse processo da qual Curitiba certamente participará", destacou.
imprimir voltar
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual