Notícias
07.10.2015Curitiba participa de encontro Mercociudades sobre cultura em Buenos Aires
Curitiba está participando, como convidada, da segunda reunião anual da Unidade Temática de Cultura (UTC) de Mercocidades, em Buenos Aires, na Argentina. No evento, que é apoiado pela Unesco e vai desta quarta (7) até sexta-feira (9), responsáveis e especialistas em cultura de diversas cidades do mundo estão compartilhando experiências e desafios em inovação, gestão e desenvolvimento cultural.
O encontro acontece no âmbito do Terceiro Seminário Internacional “Cidades, cultura e futuro”. Quem representa o município no evento é o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.
“A ideia central do Seminário é reunir cidades que estão desenvolvendo grandes experiências na área cultural. Estamos na condição de convidados porque as políticas públicas de Curitiba têm aparecido como inovadoras nos planos nacional e internacional”, explica.
Cordiolli ainda lembra que Curitiba está sendo chamada a integrar esse movimento de cidades culturais que estão se renovando. "É uma atividade regional, latino-americana, mas paralelamente existe o forum mundial de cidades culturais, que se realiza em várias cidades do mundo, que é um grupo fechado de cidades ao qual estamos sendo convidados a integrar."
Em sua convocatória, a organização do seminário ressalta que “os desafios culturais presentes no mundo, são tão importantes como as outras três dimensões originais do desenvolvimento sustentável (a economia, a equidade social e o equilíbrio meio-ambiental), e deveriam ser tratados da mesma maneira. A cultura é o quarto pilar do desenvolvimento sustentável”.
Na sexta-feira (9) acontece a “Festa do Sul”, uma proposta de Mercocidades que promove o encontro artístico-cultural de cidades da região. O presidente da FCC viajou a convite da organização, que se responsabilizou pelo transporte aéreo, hospedagem e traslados internos durante os dias do evento.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: FCC
imprimir voltar- 17/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 16/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe