08.10.2018Curitiba lança projeto que cria espaços para circos itinerantes

A Prefeitura de Curitiba lança na próxima quinta-feira (11/10), às 14h30 no Parque Barigui, um programa inédito no país. A cidade vai contar com a “Praça do Circo”, projeto que disponibiliza gratuitamente espaços públicos adequados para receber companhias circenses itinerantes, proporcionando conforto e segurança para o público e artistas.

“A Praça do Circo, programa da Fundação Cultural de Curitiba, foi criada para permitir às trupes circenses do Paraná e do Brasil a apresentação nos parques e praças da cidade, em troca de matinês e vesperais com espetáculos gratuitos para alunos da Rede Municipal de Ensino. O Programa tem mão dupla: ajuda o circo difundir sua arte e leva alegria e informação artística aos curitibinhas”, disse o prefeito Rafael Greca.

Mais de 800 alunos de escolas municipais de todas as regiões participam do lançamento no Circo Zanchettini, montado no parque. Como contrapartida para uso do espaço, por meio das Linhas do Conhecimento as crianças da rede municipal de ensino poderão assistir gratuitamente ao espetáculo que ficará até meados de novembro no local, marcando o início do programa Praça do Circo.

Lei
Demanda antiga da classe circense, a concessão de espaços públicos foi criada pela Lei Municipal Nº 15.129, aprovada em 1º de dezembro de 2.017, e sancionada pelo prefeito Rafael Greca.
Além de assinar o Decreto que regulamenta a Lei, o prefeito também lança o edital de credenciamento das companhias que tenham interesse em utilizar os espaços.

“Mais uma vez Curitiba inova com um programa inédito no país, que oferece espaço público com infraestrutura para receber as companhias circenses. Este é mais um atrativo para estimular a economia criativa e ampliar a oferta de emprego e geração de renda na cidade”, destacou Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural.

Edital
Sob a responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba, a programação dos espaços será definida por meio do Edital de Chamamento Público para Credenciamento de Circos Itinerantes. A seleção será feita por uma Comissão nomeada especificamente para avaliar as propostas.

As inscrições abrem dia 01 de novembro de 2018 e as companhias circenses podem acessar o edital no site da Fundação Cultural: www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Podem participar pessoas jurídicas regularmente estabelecidas no país, cuja finalidade e ramo de atuação principal seja produção de espetáculos circenses, que tenham lona própria compatível ao local destinado e experiência profissional em espetáculos na área.

O programa Praça do Circo conta com a colaboração das secretarias municipais do Meio Ambiente, Planejamento e Obras Públicas.

Serviço
Lançamento do programa Praça do Circo

Data: 11 de outubro de 2018 (quinta-feira)
Horário: 13h45 início do espetáculo
14h30 cerimônia de lançamento
Local: Parque Barigui – Circo Zanchettini
Endereço: BR 277 (próximo ao heliporto)
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: FCC

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar