13.08.2021Cultura hip hop: Batalha das Casinhas on-line será atração neste domingo

Os fãs da cultura hip hop não podem perder a 23ª edição – e primeira virtual – do desafio de rimas de conhecimento “Batalha das Casinhas”. A live do evento poderá ser acompanhada neste domingo (15/8), a partir das 17h, no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCB6Ua4xIhYTWjqAx8fg4e0Q. O acesso é grátis e livre para todas as idades.
A proposta do espetáculo foi selecionada pelo edital de Múltiplas Ações em Literatura e Leitura 2019, do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural e da Prefeitura de Curitiba, e adaptado para a modalidade virtual. A cultura hip hop está entre as manifestações relacionadas à linguagem artística Arte e Cultura Urbana.
Do câmpus para o estúdio
Em estúdio, quatro MCs (mestres de cerimônia) improvisarão rimas a partir de temas sorteados, na hora do evento, entre manchetes de jornais. “Vencerá quem mais encantar pela poesia e pelo conteúdo, relacionado à nossa realidade”, explica o produtor executivo e coordenador do projeto, MC Beduíno.
Até o início do ano passado, a atração acontecia no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Jardim das Américas, e costumava reunir 16 MCs. Foi lá que nasceu o evento, aberto à comunidade. O termo “casinhas” vem da estrutura dos centros acadêmicos no câmpus, onde as entidades ocupam pequenas casas.
Desde então, por causa da aglomeração do público reunido para ver as apresentações e votar nos seus escolhidos e da proximidade entre os rappers desafiantes, o evento ficou suspenso. Por isso, no estúdio, o número de pessoas envolvidas na performance é menor.
Observando os cuidados
Por causa do respeito às normas sanitárias de controle da covid-19, conta Beduíno, os participantes para a disputa foram selecionados entre os mais comprometidos com os cuidados na pandemia. Uso de máscara e álcool em gel, além de distanciamento entre os artistas – serão observadas também no estúdio, a partir de onde a disputa será transmitida pela internet. “São cuidados que precisamos ter sempre”, frisa.
O evento também terá como atrações o DJ Abudabih e a dupla de rappers Naomi e Xiz – os únicos que tirarão a máscara mas somente para cantar. Caberá aos artistas escolher o vencedor. No formato presencial, o público decide quem é o melhor.

Batalha das Casinhas on-line
Dia 15/8 (domingo)