12.04.2013Cultura e esporte estarão presentes em todos os bairros de Curitiba

A Prefeitura vai levar atividades de esporte, lazer e cultura para todos os bairros de Curitiba e fortalecer as secretarias que coordenam essas áreas. O compromisso foi reforçado pelo prefeito Gustavo Fruet na noite de quinta-feira (11), durante a sexta consulta pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014.

A consulta foi realizada na Rua da Cidadania do Pinheirinho e atraiu aproximadamente 500 participantes, além de alcançar mais 23 mil pessoas nas mídias sociais (facebook e twitter).

Fruet ressaltou que as pastas de Esporte e Cultura não podem mais ser tratadas como de segunda categoria, porque o trabalho que realizam, em parceria com secretarias como as de Saúde e Educação, tem relação com outras políticas públicas, especialmente a de combate às drogas, que é um dos maiores problemas dos centros urbanos na atualidade. “Vamos fortalecer a Secretaria de Esporte e Lazer e a Fundação Cultural, com aumento orçamentário e reestruturação. Várias ações já foram iniciadas, como a recuperação de estrutura, principalmente nos ginásios de esporte de Curitiba, e a complementação e recuperação de investimentos, como os Clubes da Gente. Também vamos investir em centros culturais”, disse.

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, disse que a descentralização da cultura foi um dos destaques nesses primeiros meses da gestão da Fundação Cultural. E isso se deve a algumas normas que estão sendo adotadas. “Todos os eventos que apoiamos em Curitiba, como contrapartida, tem de promover atividades nos bairros. Estamos reposicionando nossas ações nas regionais, que hoje ofertam atividades apenas nas Ruas da Cidadania da Prefeitura, para que passem a levar atividades culturais para as comunidades”. Ele também falou do Fundo Municipal de Cultura, que está sendo repensado e uma das ações é ter pontuação maior para aqueles eventos culturais financiados que sejam realizados nos bairros. “Assim como vamos ter editais voltados para atividades exclusivamente nas regionais”, explicou o presidente da FCC.

O prefeito também reafirmou que pretende destinar à área de cultura, nos próximos anos, ao menos 1% do orçamento do município. “Isso vai representar um acréscimo de R$ 15 a 17 milhões para a pasta”, afirmou Fruet.

Participação
O ator e produtor cultural Eduardo Giacomini foi até a Rua da Cidadania para participar da consulta pública. Para ele, é importantíssimo o povo participar de decisões orçamentárias.

A presidente da Associação de Moradores do Rio Bonito, Eulina da Silva, aproveitou a audiência para solicitar áreas de lazer na sua região. “No Rio Bonito, Campo do Santana, não temos área de lazer. São mais de 25 mil moradores, muitos jovens e crianças, que não têm opções de recreação”, afirmou.

O educador Mestre Déa – que desenvolve projeto social por meio da capoeira e atende mais de mil crianças – quis saber se a arte da capoeira vai ter espaço no projeto Portal do Futuro, que está em desenvolvimento pela Prefeitura. A pergunta foi respondida pelo secretário de esportes. “Considero a capoeira a verdadeira arte marcial do Brasil e pode ter a certeza que, nos portais, teremos a capoeira”, afirmou Dutra Júnior.

O prefeito Gustavo Fruet destacou a importância da participação das pessoas nas consultas públicas. “Queremos marcar essa gestão pelo diálogo. E queremos intensificar esse diálogo. Por isso que cada participação é importante. Iremos aproveitas as contribuições para ajeitar alguns temas. Quanto mais sugestões, melhor para que possamos incluir na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano”, explicou.

Para a vice-prefeita Mirian Gonçalves, as consultas públicas representam o maior processo de democracia feito em Curitiba. “Esses encontros serão frequentes. Faremos um mandato democrático, com a participação popular. Isso vocês podem ter certeza”.

Na noite de quinta-feira, quase 200 sugestões foram encaminhadas e todas as perguntas serão respondidas pelas pastas da administração municipal em período de 20 dias.

As consultas continuam a ser realizadas até o próximo dia 17 de abril. Nesta sexta-feira (12), o tema será segurança, em encontro marcado para o auditório da Fesp (Rua Dr. Faivre, 141).

Autor: Assessoria de Comunicação

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Compartilhe:

imprimir voltar