17.11.2010 Cultura curitibana é apresentada em seminário

O Memorial de Curitiba abriga nos dias 18 e 19 de novembro (quinta e sexta) o IV Seminário de Patrimônio Imaterial, organizado pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba. A partir das 14h serão apresentados resultados de cinco projetos de pesquisa contemplados pelo Fundo Municipal de Cultura, por meio Programa de Apoio e Incentivo à Cultura. A abertura será realizada pela professora da Universidade Federal do Paraná, Márcia Kersten, e pela superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Goiás, Mato Grosso e Tocantins, Salma Saddu Wares de Paiva.

No dia 18 o público terá informações sobre a execução de dois projetos: Em “Curitiba entra na roda” foi realizado um levantamento da presença da capoeira em Curitiba e de suas diversas formas de expressão. Reunindo relatos de mestres que atuam na cidade, aponta a diversidade da prática da capoeira no contexto local. “Vinhateiros de Curitiba” mostra quem são os produtores de vinho caseiro em Curitiba que detêm as técnicas artesanais da produção vinícola. As motivações que impulsionam certas comunidades a manter essa tradição são pesquisadas nesse projeto.

Outras três apresentações acontecem no dia 19. “Teatro Político: a história da utopia” fala da história do movimento político cultural que culminou, na década de 60, com a formação do Centro Popular de Cultura da UNE em Curitiba, que tinha o teatro como estratégia de conscientização política da população. O projeto “Canções ucranianas – Coleção música de tradição oral no Paraná – Volume I” tem como objetivo identificar, reconhecer, registrar e divulgar canções provenientes da tradição oral ucraniana em Curitiba e região. Em “A cidade e suas frestas: O carnaval curitibano” a proposta é de uma reflexão sobre o carnaval na cidade, por meio de uma pesquisa histórica e etnográfica que mapeia e documenta o carnaval curitibano, buscando detectar seus modos de produção.

Serviço:

IV Seminário de Patrimônio Imaterial

Local: Memorial de Curitiba - Claudino dos Santos, 79 – Largo da Ordem

Data e horário: 18 e 19 de novembro, a partir das 14h

Informações: 33213295

Programação:

Dia 18 (quinta-feira) 14h – Abertura Professora Dra. Márcia Kersten (UFPR) Salma Saddi Wares de Paiva – Superintendente Regional IPHAN-Goiás, Mato Grosso e Tocantins. 15h – Curitiba entra na roda: Presença da capoeira na capital paranaense 16h20 – Vinhateiros de Curitiba: artesania caseira do vinho de colônia

Dia 19 (sexta-feira) 14h – Teatro político: a história da utopia 15h – Temas ucranianos – Coleção sonoridades do Paraná, volume I 16h20 – A cidade e suas frestas: o carnaval curitibano.