Notícias
17.11.2010 Cultura curitibana é apresentada em seminário
O Memorial de Curitiba abriga nos dias 18 e 19 de novembro (quinta e sexta) o IV Seminário de Patrimônio Imaterial, organizado pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba. A partir das 14h serão apresentados resultados de cinco projetos de pesquisa contemplados pelo Fundo Municipal de Cultura, por meio Programa de Apoio e Incentivo à Cultura. A abertura será realizada pela professora da Universidade Federal do Paraná, Márcia Kersten, e pela superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Goiás, Mato Grosso e Tocantins, Salma Saddu Wares de Paiva.
No dia 18 o público terá informações sobre a execução de dois projetos: Em “Curitiba entra na roda” foi realizado um levantamento da presença da capoeira em Curitiba e de suas diversas formas de expressão. Reunindo relatos de mestres que atuam na cidade, aponta a diversidade da prática da capoeira no contexto local. “Vinhateiros de Curitiba” mostra quem são os produtores de vinho caseiro em Curitiba que detêm as técnicas artesanais da produção vinícola. As motivações que impulsionam certas comunidades a manter essa tradição são pesquisadas nesse projeto.
Outras três apresentações acontecem no dia 19. “Teatro Político: a história da utopia” fala da história do movimento político cultural que culminou, na década de 60, com a formação do Centro Popular de Cultura da UNE em Curitiba, que tinha o teatro como estratégia de conscientização política da população. O projeto “Canções ucranianas – Coleção música de tradição oral no Paraná – Volume I” tem como objetivo identificar, reconhecer, registrar e divulgar canções provenientes da tradição oral ucraniana em Curitiba e região. Em “A cidade e suas frestas: O carnaval curitibano” a proposta é de uma reflexão sobre o carnaval na cidade, por meio de uma pesquisa histórica e etnográfica que mapeia e documenta o carnaval curitibano, buscando detectar seus modos de produção.
Serviço:
IV Seminário de Patrimônio Imaterial
Local: Memorial de Curitiba - Claudino dos Santos, 79 – Largo da Ordem
Data e horário: 18 e 19 de novembro, a partir das 14h
Informações: 33213295
Programação:
Dia 18 (quinta-feira) 14h – Abertura Professora Dra. Márcia Kersten (UFPR) Salma Saddi Wares de Paiva – Superintendente Regional IPHAN-Goiás, Mato Grosso e Tocantins. 15h – Curitiba entra na roda: Presença da capoeira na capital paranaense 16h20 – Vinhateiros de Curitiba: artesania caseira do vinho de colônia
Dia 19 (sexta-feira) 14h – Teatro político: a história da utopia 15h – Temas ucranianos – Coleção sonoridades do Paraná, volume I 16h20 – A cidade e suas frestas: o carnaval curitibano.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas