08.10.2021Críticos celebram trajetória de 40 anos da artista Uiara Bartira

 A exposição que celebra 40 anos da obra de Uiaraba Bartira, uma das maiores gravuristas do Paraná, segue no MuMa (Portal Cultural) por mais um mês. O Silêncio e a Eroticidade da Gravura também será tema de um livro com lançamento previsto até o fim deste ano.

Para debater e celebrar a trajetória da artista curitibana, uma das responsáveis pela implantação do Museu da Gravura Cidade de Curitiba e pela formação de uma geração de professores de gravura no Brasil, uma mesa redonda, nesta quinta-feira (7/10), reuniu especialistas renomados e ex-alunos da artista.

“Quarenta anos significa uma vida e muitos sonhos e dedicação à Curitiba”, disse a artista.

A conversa foi no teatro Antonio Carlos Kraide, no Portão Cultural e contou com a presença de Agnaldo Farias (professor-doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, crítico de arte); Ana Carolina Mondini (artista plástica e crítica de arte, doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná) e Jack Holmer (mestre em Comunicação e Linguagens com graduação em Licenciatura e Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná) e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

“Tive o privilégio de acompanhar, como recém-chegada em 1989 ao quadro de funcionários da Fundação Cultural, parte de sua trajetória contribuindo com a realização de mostras, seminários e outros eventos que destacaram a gravura no cenário das artes”, disse Ana.

A exposição no MuMa, com curadoria de Agnaldo Farias, reúne 150 gravuras – parte das obras expostas integra o acervo do Museu da Gravura Cidade de Curitiba e da coleção particular da artista, além de obras atuais, com técnicas de gravura em metal, litografia, xilogravura, monoprint e fotogravura.

Pode ser conferida, com entrada franca, até 10 de novembro, no MuMa, equipamento da Fundação Cultural de Curitiba que fica dentro do Portão Cultural.

O Silêncio e a Eroticidade da Gravura
Mostra de artes visuais celebra os 40 anos de carreira de Uiara Bartira
Local: MuMA (República Argentina, 3430, em frente ao terminal de ônibus Portão)
Data: até 10 de novembro
De terça-feira a domingo, das 10h às 19h (válidos para as demais atrações do local)

 

Autor: Assessoria de Comunicação

Compartilhe:

imprimir voltar