Notícias
08.10.2021Críticos celebram trajetória de 40 anos da artista Uiara Bartira
A exposição que celebra 40 anos da obra de Uiaraba Bartira, uma das maiores gravuristas do Paraná, segue no MuMa (Portal Cultural) por mais um mês. O Silêncio e a Eroticidade da Gravura também será tema de um livro com lançamento previsto até o fim deste ano.
Para debater e celebrar a trajetória da artista curitibana, uma das responsáveis pela implantação do Museu da Gravura Cidade de Curitiba e pela formação de uma geração de professores de gravura no Brasil, uma mesa redonda, nesta quinta-feira (7/10), reuniu especialistas renomados e ex-alunos da artista.
“Quarenta anos significa uma vida e muitos sonhos e dedicação à Curitiba”, disse a artista.
A conversa foi no teatro Antonio Carlos Kraide, no Portão Cultural e contou com a presença de Agnaldo Farias (professor-doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, crítico de arte); Ana Carolina Mondini (artista plástica e crítica de arte, doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná) e Jack Holmer (mestre em Comunicação e Linguagens com graduação em Licenciatura e Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná) e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.
“Tive o privilégio de acompanhar, como recém-chegada em 1989 ao quadro de funcionários da Fundação Cultural, parte de sua trajetória contribuindo com a realização de mostras, seminários e outros eventos que destacaram a gravura no cenário das artes”, disse Ana.
A exposição no MuMa, com curadoria de Agnaldo Farias, reúne 150 gravuras – parte das obras expostas integra o acervo do Museu da Gravura Cidade de Curitiba e da coleção particular da artista, além de obras atuais, com técnicas de gravura em metal, litografia, xilogravura, monoprint e fotogravura.
Pode ser conferida, com entrada franca, até 10 de novembro, no MuMa, equipamento da Fundação Cultural de Curitiba que fica dentro do Portão Cultural.
O Silêncio e a Eroticidade da Gravura
Mostra de artes visuais celebra os 40 anos de carreira de Uiara Bartira
Local: MuMA (República Argentina, 3430, em frente ao terminal de ônibus Portão)
Data: até 10 de novembro
De terça-feira a domingo, das 10h às 19h (válidos para as demais atrações do local)
Autor: Assessoria de Comunicação
imprimir voltar- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista
- 09/07/2025 - Doe um agasalho, pague meia e assista à estreia de Superman nos cinemas da Prefeitura
- 09/07/2025 - No mês de férias, mais de 20 atrações literárias ocupam Casas da Leitura em Curitiba
- 07/07/2025 - Banda da Caximba volta da Alemanha com prêmios e chancela para disputar mundial
- 07/07/2025 - Cursos de artes gráficas, games e cultura geek na Gibiteca e no Estúdio Riachuelo: inscrições abrem
- 04/07/2025 - Caminhada gratuita pelas igrejas históricas de Curitiba acontece neste sábado
- 04/07/2025 - Cine Guarani, no Portão Cultural, tem programação especial para as férias de julho
- 01/07/2025 - Sessão especial leva crianças e jovens do Alto Boqueirão ao cinema pela primeira vez
- 01/07/2025 - Arte digital e games: Estúdio Riachuelo abre inscrições para colônia de férias
- 30/06/2025 - Do Japão a Curitiba, Cinemateca tem cinco mostras especiais em julho