06.12.2019Crianças saem em procissão com lanternas em homenagem a Sankt Martin

O Oratório de Bach é o local escolhido este ano para a tradicional Festa Alemã das Lanternas, ou Laternenfest. A celebração, que tem início às 18h45 deste sábado (7), é uma homenagem a Sankt Martin, bispo venerado pela tradição católica.

Às 19h, 50 crianças da Escola Alemã Vogelnest realizam uma apresentação musical, seguidas por outras 16 crianças do Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat em um espetáculo de dança. Após as apresentações, um contador de histórias traz ao público informações sobre a vida de Sankt Martin. Por fim, as crianças acompanhadas de seus pais saem em procissão, com suas lanternas em mãos, seguindo um senhor a cavalo no entorno do local.

Segundo o coordenador de Etnias da Fundação Cultural de Curitiba, Carlos Hauer, as lanternas simbolizam uma luz para o caminho de Sankt Martin, considerado uma pessoa muito humilde e de bom coração. Na tradição original alemã, o dia de Sankt Martin é comemorado em 11 de novembro, de forma semelhante à programação que é uma das atrações do Natal de Curitiba.

A História

Sankt Martin viveu em aproximadamente 300 d.C. Foi um soldado do exército romano, que ao tornar-se bispo ajuda a difundir mosteiros e igrejas por toda a Europa. O marco de sua trajetória foi quando, ainda soldado, ao passear a cavalo, se depara com um mendigo sem agasalho em um dia frio. Sankt Martin decide cortar metade de sua capa e dar para aquele homem se aquecer, logo após tem um sonho no qual vê Jesus agradecendo-o por tal atitude e passa a dedicar sua vida para ajudar as pessoas.

Serviço:
Laternenfest – Dia de Sankt Martin (São Martinho)
Data: 7/12
Local: Oratório de Bach – Bosque Alemão