04.06.2019Crianças do MusicaR vão participar da Semana do Canto Coral

 As crianças e os adolescentes de 7 a 17 anos que participam do MusicaR, programa de musicalização oferecido gratuitamente na Regional Tatuquara, estarão na quarta edição da Semana do Canto Coral, de 11 a 16 de junho, na Capela Santa Maria. O evento reunirá mais de 40 coros de Curitiba e região.

As apresentações das crianças do MusicaR serão nos dias 15 e 16. Eles preparam cinco canções para a apresentação, apenas uma delas em português.

Nesta segunda-feira (3/6), na sala de aula na sede da regional, a turma da manhã teve novos ensinamentos. Como de costume, na primeira parte da atividade eles trabalham juntos. Depois, se dividem em dois grupos: um se concentra no canto e o outro na musicalização. Os grupos se invertem na sequência. O mesmo acontece com a turma da tarde, também às segundas e quintas.

O professor Gustavo Toscan da Silva, um dos quatro educadores do MusicaR no Tatuquara, observa que as crianças são bastante participativas. “Esta é uma região que tem muito engajamento, eles são unidos”, conta. Segundo Gustavo, a Regional Tatuquara foi uma das primeiras a implantar o MusicaR, em 2017.

O eixo temático que está sendo trabalhado é Origens – de Onde Viemos, Para Onde Vamos. Os professores trabalham as matrizes da música brasileira: indígena, africana, europeia e da América Latina. “A ideia é ampliar o leque auditivo”, diz o professor.

Transformação
Toscan ressalta que na musicalização o trabalho é social. “Temos crianças com perfis diferentes e pela música, elas descobrem um mundo de coisas, os relatos das mães são surpreendentes. Crianças mais fechadas começam a socializar mais. Eles saem do MusicaR sendo melhores ouvintes, melhores pessoas, mais concentradas, mais atentas”, detalha.

Qualquer criança pode participar. “Temos alunos que já tiveram contato com algum instrumento, outros que nunca cantaram”, completa.

Para participar, é necessário cadastrar a criança. Até a realização da Semana de Canto Coral, todos os interessados ingressam numa fila de espera. Depois do evento, serão chamados por ordem de cadastramento, de acordo com a disponibilidade de vagas.

O MusicaR é mantido pela Fundação Cultural de Curitiba e administrado pelo Icac (Instituto Curitiba de Arte e Cultura). Outras informações no 3265 4021.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar