Notícias
03.04.2019Crianças do Fazendinha celebram com bolo, brincadeiras e o Auto de Fundação
Na Rua da Cidadania do Fazendinha, a comemoração do aniversário de 326 anos de Curitiba reforçou o sentimento de carinho pela cidade. Nesta terça-feira (2/4), 250 estudantes de três escolas da regional celebraram com brincadeiras, bolo comemorativo e a apresentação do Auto de Fundação de Curitiba, ponto alto do encontro.
“Que orgulho ver os nossos piás e meninas cantarem tão bem o hino (de Curitiba). Viemos aqui para isso, para cantar a nossa terra e fazer a lição da história. Todos eles merecem nossa salva de palmas”, afirmou o prefeito Rafael Greca.
Histórias das araucárias, das gralhas azuis, do nome da cidade e de símbolos típicos de Curitiba foram contadas por 13 personagens caracterizados de índios e colonizadores que estavam na região no dia 29 de março de 1693, na criação da cidade.
“Os estudantes das escolas municipais assistiram à história da fundação da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais que originou a cidade de Curitiba, por meio do teatro, despertando uma nova forma de aprender, conhecer e valorizar a história da cidade”, resumiu a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.
Essa foi a quarta apresentação do Auto de Fundação de Curitiba, que deverá ser levado a todas as Regionais Administrativas da cidade. Pinheirinho, Cajuru e Matriz, além da Câmara Municipal, já receberam a peça.
“O público que assiste ao espetáculo é mais participativo que no teatro, aqui a gente vê o brilho nos olhos das crianças. Cada regional tem sua peculiaridade, mas o público tem o mesmo perfil, amar Curitiba”, analisou Luciano Massio.
“Ouvi histórias da cidade onde eu nasci e onde minha mãe e meu pai também nasceram, por isso eu gosto daqui”, afirmou a aluna Nicolli Perolla, do 4º ano da Escola Municipal Professora Lina Maria Martins Moreira.
Um quadro colorido feito por crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Amélia, nas aulas com as professoras Denise Chemise e Priscila Cais, foi entregue ao prefeito. A imagem elaborada a partir de estudo do livro História Mágica dos Desenhos de Poty foi uma homenagem à cidade de Curitiba.
Academia
Na oportunidade, o prefeito também inaugurou a sala de atividades físicas da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. “A reivindicação feita através do programa Fala Curitiba estimulou a compra dos aparelhos”, explicou o secretário Emílio Trautwein. “Infelizmente fechamos o espaço em 2017 por falta de contrato, mas hoje conseguimos adquirir e fixar o espaço, agora aberto à população.”
Também participaram a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, o vereador Edson do Parolin e o administrador regional do Fazendinha/Portão, Gerson Cunha.
Próximas apresentações do Auto de Fundação de Curitiba
4/4 (quinta-feira)
11h – Santa Felicidade, na Rua da Cidadania (Rua Bertila Boscardin, 213)
15h – Bairro Novo, no Clube da Gente (Rua Marcolina Chaves, 150)
5/4 (sexta-feira)
15h – Tatuquara, na Rua da Cidadania (Rua Olivardo Bueno, s/nº)
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas