06.11.2013Corrente Cultural terá debate sobre drogas

A Corrente Cultural 2013 promoverá uma roda de conversa sobre drogas. Para discutir o tema de forma direta e inovadora estarão presentes no debate Tarso Araújo, editor da revista Galileu, autor do livro Almanaque das Drogas, o jornalista e blogueiro Zé Beto e o diretor do Departamento de Política Municipal Sobre Drogas da Secretaria Municipal de Defesa Social, Diogo Busse. Com a mediação do jornalista Álvaro Borba, o encontro acontecerá no próximo sábado (09), no Palco Ruínas, a partir das 19 horas.

Segundo Diogo Busse o bate-papo é uma grande oportunidade para conversar sobre o tema sem os preconceitos que normalmente cercam o assunto. “Nossos convidados têm um perfil muito descontraído além de um extremo conhecimento sobre a temática. Certamente quem acompanhar o evento vai encontrar uma discussão que vai muito além do discurso tradicional do enfrentamento das drogas apenas a partir da visão policial”, afirma Busse.

Especialista da Prefeitura Municipal de Curitiba em prevenção e reinserção social, Diogo conta que a ideia é conversar sobre drogas de maneira bem franca. “Nosso debate vai ter uma abordagem mais abrangente. Vamos falar sobre drogas como tema de saúde pública e conversar também sobre descriminalização, redução de danos, drogas lícitas, entre outros fatores que envolvem o tema”, diz Busse.

Os debatedores - Tarso Araújo nasceu no Rio de Janeiro (RJ). É formado em Jornalismo pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-Ufrj/RJ), desde 2002. Desde 2003, pesquisa e escreve reportagens sobre drogas lícitas e ilícitas em geral, assunto no qual se especializou. Publicou o livro Almanaque das Drogas (LeYa, 2011), que trata de forma clara e descomplicada o lado bom e o lado ruim do uso dessas substâncias e desmistifica o tema que causa tanta polêmica.

Também é responsável pelo site Almanaque das Drogas, no qual atua como editor e responde a dúvidas dos internautas. Por meio do site, também organiza palestras, debates e dinâmicas sobre informação de drogas e redução de danos. Em 2012 ingressou na revista Galileu, na qual trabalha como editor.

Jornalista e blogueiro, Roberto José da Silva, mais conhecido como Zé Beto, é ex-dependente e hoje voluntário em clínica de tratamento contra dependência química. Trabalhou na Folha de São Paulo, foi repórter e fotógrafo da revista Placar. Atualmente, Zé Beto tem um blog sobre política, que já ultrapassou um milhão de acessos.

Roda de conversa sobre drogas
Data: 9 de novembro, durante a Corrente Cultural
Horário: das 19h às 21h
Local: Palco das Ruínas do Largo São Francisco
Ingresso: gratuito

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar