15.10.2013Corrente Cultural 2013 presta homenagem ao maestro Waltel Branco

Evento terá exposições, gastronomia, atrações nacionais e grande participação de artistas curitibanos

Repleta de novidades, a Corrente Cultural 2013, que acontece de 3 a 10 de novembro, chega à sua 5ª edição com maior espaço para bandas locais, feira gastronômica e uma homenagem a um dos maiores músicos brasileiros, o paranaense Waltel Branco.

Ao todo, serão mais de 300 atrações programadas pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Secretaria de Estado da Cultura, Sesi-PR, Fecomércio-PR/Sesc-PR e demais parceiros, espalhadas em cerca de 70 espaços da cidade, desde ruas, praças, terminais e estações tubo até museus e teatros. A programação da semana serve como um aquecimento para o auge da Corrente, reservado para os dias 9 e 10, sábado e domingo.

Para o final de semana, está previsto um público de mais de 200 mil pessoas que poderá acompanhar, em pelo menos oito palcos, cerca de 70 atrações musicais nacionais, com destaque para Lenine, Criolo, Martinho da Vila, Moraes Moreira, Guilherme Arantes e Gaúcho da Fronteira, e locais, como Orquestra À Base de Sopro com Alexandre Nero, Esperanza, Karol Conka e Tiago Iorc, entre vários Outros.

“A Corrente Cultural se consolida como um evento de todos os curitibanos, independentemente do gênero musical ou linguagem artística preferida. Será uma semana para os curitibanos e os turistas que estiverem por aqui respirarem cultura”, diz o presidente da FCC, Marcos Cordiolli. Ele ressalta que este ano a organização privilegiou a diversidade de locais para que as atrações se estendam por toda a semana, em várias regiões da cidade.

“É gratificante ver como um evento, criado em 2010, cresceu e se solidificou como um importante momento para a cultura da cidade. Além de participar em Curitiba, este ano também promovemos a Virada Paraná em mais 11 cidades do interior do Estado. Esta é uma ação que sem dúvida contribui para fortalecer a área cultural e ampliar a participação do público a atrações de qualidade”, destaca o secretário de Estado da Cultura Paulino Viapiana.

“O Sesi fica muito feliz de poder participar mais uma vez desse grande evento, levando a arte e a cultura para todos os curitibanos, numa ação democrática do acesso ao bem cultural por toda a cidade. Nesse ano, além da programação em  nossos espaços, e a parceria com a SEEC no palco Conexões na Boca Maldita, estaremos junto com Fundação Cultural e Gazeta do Povo no novo palco montado na Praça Carlos Gomes – que está a uma quadra também do nosso novo  espaço cultural, o Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, que contará com uma programação diferenciada durante a corrente cultural”, afirma a gerente da área de cultura do Sesi/PR, Anna Zétola.

"A Corrente Cultural é mais uma iniciativa que merece todo o apoio do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, pois fortalece o ambiente de entretenimento em Curitiba, e permite que todos aqueles que apreciam atividades culturais possam vivenciá-las em suas diversas linguagens no período de 3 a 10 de novembro", ilustra o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.

Waltel Branco

Uma das grandes novidades da Corrente Cultural deste ano é que, pela primeira vez, o evento presta homenagem a um artista paranaense. O escolhido foi o mestre Waltel Branco, músico nascido em Paranaguá e hoje residente em Curitiba. Ele rodou o mundo trabalhando com artistas como Henry Mancini, Quincy Jones, Dorival Caymmi e Djavan, e dedicou durante décadas seu talento para a criação de trilhas de dezenas de novelas.

Outra mudança é nos horários dos shows, que agora não mais atravessarão a madrugada de sábado para domingo. A decisão foi tomada pensando em deixar mais acessíveis os espetáculos para toda a população.

Artistas locais

Também é novidade um edital para a seleção de até 40 bandas locais para tocar na Corrente, garantindo participação ampla de artistas da cidade. “Será uma ótima oportunidade para o público conhecer melhor bandas e artistas locais que estejam se organizando profissionalmente para trabalhar com música autoral, mas muitas vezes não têm o merecido reconhecimento dentro de sua própria cidade. Curitiba precisa se olhar no espelho e ser protagonista de sua própria  história”, ressalta o superintendente da Fundação Cultural, Igor Cordeiro.

A programação completa e outras novidades poderão ser conferidas no site da Corrente Cultural (correntecultural.com.br).

Confira a seguir as atrações já confirmadas e os palcos onde irão tocar:

PALCO CARLOS GOMES (FCC/SESI-PR/Gazeta do Povo)
9 de novembro – Sábado
15h – UAKTI
17h – Orquestra À Base de Corda e Paulinho Moska
19h – "Waltel para tod@s" com Ravi Brasileiro e Banda

11h30 – Orquestra À Base de Sopro e Alexandre Nero
14h – Gaúcho da Fronteira
18h – Lenine

PALCO CONEXÕES – BOCA MALDITA
(SEEC/SESC-PR/SESI-PR/DETRAN)
9 de Novembro – Sábado