Notícias
06.08.2010Coro da Camerata realiza curso com o cantor Marconi Araújo
O professor, pianista e contratenor Marconi Araújo, vencedor da edição 2005 do Concurso Internacional de Canto Bidú Sayão, ministra curso para o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, nesta quarta-feira (11). O encontro integra a proposta de constante aprimoramento dos grupos que formam a Camerata Antiqua de Curitiba, desenvolvida pelo seu diretor artístico, o maestro Wagner Polistchuk.
Citado pela imprensa europeia entre os dez melhores do mundo, o Coro da Camerata integrou o 18º Festival Corale Internazionale "La Fabbrica Del Canto", realizado na Itália, em junho do ano passado. Na ocasião, o coro curitibano levou quatro programas diferentes para uma série de dez concertos pela região da Lombardia, com início na cidade de Legnano e término em Milão. A participação no festival resultou do sucesso obtido pelo grupo no 8º Simpósio Mundial de Música Coral, que aconteceu em Copenhague (Dinamarca), em 2008.
Essas não foram as primeiras incursões internacionais do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. Em 2006, o grupo realizou uma turnê pela Alemanha, acompanhado da Orquestra de Câmara de Arad (Romênia). No ano seguinte, cantou em Portugal com a Orquestra Sinfônica da Póvoa do Varzim, a convite do 29º Festival Internacional de Música do Algarve. No Brasil, já realizou concertos como convidado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob a regência de Roberto Minczuk.
Agora, dando sequência às atividades de aperfeiçoamento, o Coro da Camerata Antiqua recebe o professor Marconi Araújo, contratenor lírico especialista em óperas barrocas de virtuosismo. O convidado desenvolverá seu trabalho em duas etapas. Pela manhã, utilizará o horário normal de ensaio para auxiliar no aquecimento dos cantores e comentar o repertório elaborado pela maestrina Helma Haller, que responde pela regência do coro.
No período da tarde, Marconi Araújo ouvirá os cantores com o objetivo de levá-los um passo além do repertório interpretado. Será explorada a performance barroca, trabalhando individualmente árias barrocas e ensembles de óperas handelianas, especialidade do professor em seu mestrado. Os participantes conhecerão o que se faz atualmente com o barroco, por meio de novas técnicas de execução e controle de timbre.
Marconi Araújo começou seus estudos musicais aos nove anos de idade, como sopranino em igrejas. Depois, tornou-se pianista e diversificou sua atuação, usando os conhecimentos de cantor, maestro e diretor musical. Como regente-coral e compositor, conquistou muitos prêmios na Europa e no Brasil, com turnês pelas Américas e Europa. No Teatro Nacional Cláudio Santoro, atuou como tenor e respondeu pela direção do coro lírico do teatro, comandando várias óperas, entre elas La Bohème, Lucia di Lammermoor, Madame Butterfly, The Barber of Seville, Alzira e Carmen.
Na vanguarda do teatro musical, no Brasil, Marconi Araújo dirigiu a montagem brasileira de Les Misérables, um espetáculo da Cameron Mackintosh Productions. Também comandou produções como Jesus Christ Superstar (excertos), Disney Songs, Duets on Broadway, Comunittà e Garota Glamour. Com mestrado em perfomance vocal pela Universidade de Wyoming (EUA), atualmente aperfeiçoa técnicas com o renomado pianista americano Martin Katz.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas