NotÃcias
20.09.2011Coro da Camerata apresenta-se com os Canarinhos de Campo Largo
A música vinda de vários países e de épocas distintas é a atração do concerto que o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba leva ao palco da Capela Santa Maria, neste fim de semana. Tendo como regente convidado o norte-americano Paul Crabb e participações especiais do clarinetista Jairo Wilkens e do grupo Canarinhos de Campo Largo, comandado por Théo de Petrus, o espetáculo "Many Nations, One World" será apresentado às 20h de sexta-feira (23) e às 18h30 de sábado (24), dentro da temporada 2011 patrocinada pela Volvo.
A variedade de composições reunidas no repertório coloca o público em contato com as tradições de diferentes culturas e nações, numa viagem sonora que conta com obras de 13 autores, entre eles o alemão Heinrich Schütz (1585 - 1672), o irlandês Sir Charles Villers Stanford (1852 - 1924), o italiano Claudio Monteverdi (1567 - 1643), o búlgaro Kiril Hristov (1875 - 1941), o tcheco Jaroslav Krcek (1939) e os norte-americanos Carol Barnett (1949) e Aaron Rosenthal (1975).
O maestro convidado para este concerto do Coro da Camerata Antiqua, Paul Crabb, é diretor do Coral da Universidade do Missouri (EUA), depois de ter respondido pela regência de grupos musicais que se apresentaram por toda a Europa, além da Austrália e México. Com intensa atuação em festivais internacionais, Paul Crabb lecionou na Academia de Música Liszt, em Budapeste (Hungria), e na Universidade de Música de Viena (Áustria). Com importantes premiações no currículo, foi escolhido como "Professor do Ano" pela Universidade Estadual Truman, em 1997, repetindo o título no ano seguinte pelo Missouri.
Participações - O programa preparado pelo Coro da Camerata Antiqua de Curitiba conta, ainda, com a participação do grupo Canarinhos de Campo Largo, que desde 1989 revela jovens talentos. O coral foi criado pelo compositor e arranjador Théo de Petrus, que continua na regência do grupo e prepara os cantores com aulas de teoria e técnica vocal e flauta doce.
O espetáculo completa-se com a performance do clarinetista Jairo Wilkens, instrumentista formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná que desenvolve carreira internacional. Com várias premiações, o músico aperfeiçoou seus estudos nos Estados Unidos, onde foi selecionado como principal clarinete da "9th Street Philharmonic Orchestra" (Missouri), em 2009.
Serviço:
Concerto do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regêcia do norte-americano Paul Crabb e participações especiais do clarinetista Jairo Wilkens e do grupo Canarinhos de Campo Largo, comandado por Théo de Petrus. O espetáculo integra a temporada 2011 patrocinada pela Volvo.
Datas e horários: dia 23 (sexta-feira), às 20h; e dia 24 de setembro de 2011 (sábado), às 18h30.
Local: Capela Santa Maria - Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro)
Ingressos: R$ 15 ou R$ 7,50 (meia-entrada)
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 17/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 16/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla TÃbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capÃtulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe