Notícias
17.08.2010Coro da Camerata apresenta poemas e canções alemãs
Obras de renomados compositores alemães, unindo música e poesia, estarão na voz dos integrantes do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, no espetáculo “Poemas e Canções Alemãs”, na próxima sexta-feira (20), às 20h, e sábado (21), às 18h30, na Capela Santa Maria - Espaço Cultural. O grupo, que hoje é conduzido pela maestrina Helma Haller, tem buscado em suas apresentações entrelaçar as diversas manifestações artísticas, e fará nesse espetáculo uma ponte entre a literatura e a música.
Nesse programa, em parceria com o Instituto Goethe de Curitiba, poderão ser apreciados poemas de Goethe, Uhland, Lessing e Geibel, entre outros grandes poetas germânicos, que serão apresentados em música de mestres como Haydn, Mendelssohn, Brahms e Schumann (cujos 200 anos de nascimento se comemoram em 2010). O concerto tem a “celebração” como tema, por celebrar-se a música, a diversão, a natureza e o amor. O programa encerra com as alegres Canções Ciganas de Johannes Brahms.
O público poderá perceber o sentido por trás dos poemas, alguns dos quais serão recitados na língua original e também numa versão para o português. Os poemas em alemão serão recitados por Claudia Roemmelt Jahnel, diretora do Instituto Goethe. Claudia nasceu em Bonn, na Alemanha, onde estudou e se formou em Sociologia. Chegou ao Brasil em 1994 e desde então desenvolveu fortes laços culturais e intelectuais com este país. Em Curitiba, concluiu seus estudos com um doutorado em História sobre a Imigração Alemã na Universidade Federal do Paraná, em 2002.
As versões em português dos poemas serão narradas por Águeda Horn. Graduada em Letras pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Águeda é aluna e bolsista do curso de alemão no Instituto Goethe. Trabalha como ilustradora free-lancer para editoras, principalmente no campo da ilustração infantil, e atua ainda no cenário cultural curitibano, juntamente com seus irmãos, no grupo musical “Família Horn”.
O Coro – Citado pela imprensa europeia entre os dez melhores do mundo, o Coro da Camerata integrou o 18º Festival Corale Internazionale "La Fabbrica Del Canto", realizado na Itália, em junho do ano passado. Na ocasião, o coro curitibano levou quatro programas de repertório brasileiro diferentes para uma série de dez concertos pela região da Lombardia, com início na cidade de Legnano e término em Milão. A participação no festival resultou do sucesso obtido pelo grupo no 8º Simpósio Mundial de Música Coral, que aconteceu em Copenhague (Dinamarca), em 2008.
Essas não foram as primeiras incursões internacionais do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. Em 2006, o grupo realizou uma turnê pela Alemanha, acompanhado da Orquestra de Câmara de Arad (Romênia). No ano seguinte, cantou em Portugal com a Orquestra Sinfônica da Póvoa do Varzim, a convite do 29º Festival Internacional de Música do Algarve. No Brasil, já realizou concertos como convidado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob a regência de Roberto Minczuk.
Serviço:
“Poemas e Canções Alemãs” com o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Datas e horários: dia 20 de agosto (sexta-feira), às 20h, e dia 21 de agosto de 2010 (sábado), às 18h30
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)
Informações: (41) 3321-2840
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/06/2025 - Fim de semana em Curitiba tem samba, teatro, circo e folclore; tudo gratuito
- 10/06/2025 - Cinemas da Prefeitura exibem mais de 100 sessões do festival internacional de Curitiba
- 10/06/2025 - Exposição de ilustradores de Curitiba comemora centenário de Dalton Trevisan
- 09/06/2025 - Nova exposição no Muma desarma sentidos e faz público tocar nas obras de arte
- 09/06/2025 - Os últimos projecionistas de filmes em película do Paraná estão na Cinemateca de Curitiba
- 06/06/2025 - Programação especial traz histórias e leituras de contos de Dalton Trevisan, o vampiro de Curitiba
- 05/06/2025 - Prefeitura de Curitiba oferece 24 eventos culturais gratuitos de sexta a domingo
- 03/06/2025 - Patrimônio natural, parques e áreas verdes refletem identidade do curitibano
- 27/05/2025 - O som do tempo: Curitiba e região preservam 20 órgãos de tubo
- 26/05/2025 - Com sessões gratuitas, Cine Passeia leva filmes e pipoca aos bairros de Curitiba