24.05.2011Coro da Camerata apresenta música francesa e espanhola

 

Com um repertório dedicado à música coral francesa e espanhola, o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba faz seu primeiro concerto da atual temporada patrocinada pela Volvo, com apresentações na próxima sexta-feira e sábado (27 e 28), na Capela Santa Maria. O grupo formado pelos coralistas da Camerata Antiqua desenvolve um repertório a cappella, produzindo espetáculos que mostram as potencialidades vocais dos seus integrantes. Neste concerto, o coro estará sob a regência da maestrina Eliane Fajioli, de Minas Gerais.

O programa escolhido para o concerto inclui três canções francesas de Gabriel Fauré (1845-1924) – Pavane, Cantique de Jean Racine para Coro e Órgão, e Madrigal para Coro e Piano –, uma obra de Maurice Duruflé (1902-1986) – Quatro motetos sobre temas gregorianos para coro – e a última de Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968) – Romancero Gitano para Coro Misto e Violão, baseada em poemas de Federico Garcia Lorca.

“O repertório resulta num contraste interessante entre a elegância da música francesa e o tom inflamado da música espanhola. É um concerto muito bonito, o público vai sair satisfeito”, garante a maestrina. Segundo Eliane Fajioli, essas composições são pouco exploradas pelos grupos corais. “Desse período, conhecemos muito as obras de Ravel e Debussy. Pouco se fala em Fauré e Duruflé”, explica.

A obra “Quatro Motetos” tem inspiração nos cantos gregorianos, mas, por ter sido escrita por um compositor contemporâneo, ganhou uma nova vestimenta. A composição de Duruflé, que abre a apresentação, será cantada a cappella. As execuções das obras de Fauré terão acompanhamento de piano, sendo que a Cantique de Jean Racine, baseada em versos de Racine, dramaturgo do século 17, contará também com o violoncelista Faisal Hussen. Na apresentação do Romancero Gitano haverá participação de Fabiano Zanin ao violão.

“Foi um repertório escolhido a dedo para o Coro da Camerata”, diz Eliane Fajioli. “Esse é um grupo especial, que faz música de diversos gêneros e épocas, é eclético e tem muito preparo vocal. Está sendo um prazer trabalhar com a Camerata”, afirma a maestrina, que se apresenta pela primeira vez em Curitiba. Eliane Fajioli é regente titular do Coral da Copasa, do Minas Tênis Clube, do Coral Häendel, e regente assistente do Coral Lírico de Minas.

 

Serviço:

Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, na abertura da temporada 2011 de apresentações patrocinada pela Volvo.

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Data e horário: dias 27 e 28 de maio – sexta-feira, às 20h, e sábado, às 18h30.

Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50

 

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar