Notícias
12.12.2012Corina Ferraz apresenta metáforas poéticas no Masac
A pintura de Corina Ferraz, considerada uma das expressões paranaenses da arte naïf (denominação da corrente que aborda os contextos artísticos de modo espontâneo e com plena liberdade estética e de expressão), toma conta do Masac – Museu de Arte Sacra da Arquiodiocese de Curitiba, com a exposição “Ceias Sertanejas”. A mostra, com abertura agendada para esta sexta-feira (14), às 9h, permanece aberta ao público até o dia 3 de março de 2013, com entrada franca.
Com oito telas que retratam a Santa Ceia, Nossa Senhora com pescadores e a Arca de Noé, a exposição completa-se com um mosaico da Igreja da Ordem. As obras são verdadeiras metáforas poéticas, capazes de transformar a complexidade do mundo numa forma artística de aparente simplicidade.
“Aproveitando o ar brejeiro que nos circunda, essa atmosfera lírica e vernacular a que chamamos Brasil, Corina nos apresenta Santas Ceias tropicais, rodeadas de pássaros revoados e bandeirinhas de festa junina. Ao redor da fatídica mesa, a metafísica do sofrimento redentor se transforma em alegria festiva e partilhada. Ao invés do pão e do vinho, com suas metáforas trágicas de carne e sangue, nos vemos diante de homens simples e felizes, que se deliciam com melancias, bananas e abacaxis: homens que brindam à vida com a leveza de um suco de manga”, destaca o crítico, professor e historiador da arte Artur Freitas, no texto de apresentação da exposição.
Nascida em Leme (SP), em 1948, a pintora Corina Ferraz ingressou na Universidade de Artes Plásticas de Ribeirão Preto – Unaerp, tendo concluído seus estudos na Escola de Música e Belas Artes de Curitiba – Embap, em Curitiba, onde vive desde 1971. A artista trabalhou como ilustradora em agências de propaganda, estúdios de arte e editoras, ampliando sua formação em cursos de desenho animado, aerografia, produção gráfica e cartum, além de aperfeiçoamento em litografia, calcogravura e xilogravura.
Assinando também desenhos com pastel seco, Corina começou a pintar com óleo sobre tela em 1993, passando, em seguida, para a técnica de acrílico sobre tela, destacando-se no mercado de arte do Paraná. Com várias exposições coletivas e individuais no currículo, a pintora foi selecionada para mostras internacionais, entre elas a 7ª Bienal de Arte Sacra da Argentina (1998) e “Jesus 2000”, que aconteceu em Kansas (EUA), em abril de 2000, reunindo artistas de 19 países.
Serviço:
Exposição “Ceias Sertanejas” da artista Corina Ferraz.
Local: Masac – Museu de Arte Sacra da Arquiodiocese de Curitiba (anexo à Igreja da Ordem – Largo da Ordem – Setor Histórico)
Data: de 14 de dezembro de 2012 (abertura às 9h) a 3 de março de 2013.
Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h.
Entrada franca.
Autor: Assessoria de Imprensa FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas