29.10.2010Cores, formas e Mário Quintana em faixa de pedestres

As faixas de pedestres no cruzamento das ruas Visconde de Nácar com Emiliano Perneta, no centro de Curitiba, ganharam novas cores, novas formas e uma pitada da sabedoria de Mario Quintana, desenhadas no asfalto na manhã desta quinta-feira (28) por um grupo de alunos do Colégio Sesc São José, de Curitiba.

"Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Livros mudam as pessoas", escreveram os estudantes, numa homenagem a Quintana, um dos maiores nomes da literatura brasileira de todos os tempos.

O trabalho começou cedo, às 7h30, e faz parte do projeto Arte na Faixa, desenvolvido em parceria pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A e Fundação Cultural de Curitiba, lançado em setembro, como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito em Curitiba.

No total, 22 cruzamentos da cidade ganharam arte pelas mãos de artistas curitibanos e, agora, também pelas mãos de adolescentes do ensino médio. Os estudantes, do primeiro ano do ensino médio, levaram para a rua o resultado de um trabalho feito ao longo do ano para um concurso interno de arte. Pintar na rua foi um prêmio para os primeiros colocados.

"Entramos em contato com a Diretran e Fundação Cultural que imediatamente nos atendeu, numa parceria que beneficia os alunos e a comunidade", comemora o gestor do colégio, José Ivair Motta Filho.

"É gostoso pintar a rua. Tomara que muita gente preste atenção e respeite mais a faixa", afirma Fernanda, uma das alunas que participaram do trabalho que atraiu a atenção de quem passava por ali. "O que vocês estão fazendo aqui é muito importante. Estas crianças estão ajudando a melhorar o trânsito e a segurança e com certeza eles serão pedestres e, no futuro, motoristas mais conscientes", afirma o aposentado Nilson Ramos, uma das muitas pessoas que pararam na esquina para ver a arte ganhando a rua.

A diretora de Trânsito da Urbs, Rosangela Battistella, fez questão de acompanhar o trabalho dos alunos do Colégio Sesc São José. "A participação da comunidade - e especialmente das escolas - é muito importante em um projeto como este, voltado a alertar a comunidade para o respeito à faixa de pedestre e contribuir para uma mudança de comportamento dos curitibanos quando o assunto é trânsito", afirma. "O respeito à lei e ao próximo é a chave para que o trânsito seja um espaço de convivência, com mais harmonia e segurança", explica.

A pintura de arte nas faixas de pedestres do cruzamento da Visconde de Nácar com Emiliano Perneta terminou por volta de 10h. Agentes de trânsito garantiram a segurança dos alunos, dos motoristas e pedestres. Cones e fitas isolaram o espaço que estava sendo pintado, próximo ao meio fio.

No Colégio, a pintura neste cruzamento faz parte das atividades do I Festa - Festival Estudantil de Artes -, promovido pelo Sesc São José de 27 a 29 de outubro. O evento leva cultura a alunos de baixa renda por meio das mais diversas manifestações artísticas: peças teatrais, música, moda, dança e artes plásticas.

O colégio Sesc São José é um projeto resultante da parceria entre o Serviço Social do Comércio (Sesc-PR) e o Grupo Bom Jesus, que oferece ensino totalmente gratuito a 500 estudantes do Ensino Médio da Grande Curitiba. A instituição funciona desde 2009 no prédio que abrigava o centenário Colégio São José de Curitiba, na Praça Rui Barbosa.

Para participar do projeto, o aluno deve passar por um processo seletivo, possuir renda familiar de até três salários mínimos e Ensino Fundamental cursado em escola pública. Além do ensino, o colégio também distribui gratuitamente o uniforme e o material escolar.

Fonte: (c) Prefeitura Municipal de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar