21.08.2013Cordiolli recebe regionais para tratar de expansão de ações culturais

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, recebeu, nesta quarta-feira (21), no Moinho Rebouças, os administradores das nove regionais da Prefeitura e os coordenadores dos Núcleos Regionais que representam a FCC. O objetivo do encontro foi alinhar as ações de cultura com as administrações e buscar meios de ampliar o atendimento da FCC nos bairros mais distantes do centro.

“Estamos seguindo as orientações do prefeito Gustavo Fruet e buscando formas de atender a população próximo a seus locais de moradia”, disse Cordiolli. Segundo ele, durante a reunião, os administradores puderam conhecer o plano de trabalho da nova gestão da FCC e as ferramentas que a cultura pode disponibilizar para as ações de governo em cada uma das regionais.

“Trata-se de uma aproximação muito importante, pois o apoio dos administradores para fomentar e divulgar as ações culturais nas regionais é fundamental para a implantação de descentralização que estamos implantando”, avaliou o coordenador de Regionais da FCC, Crizanto Mendes.

Os Núcleos Regionais da FCC, atualmente, oferecem à comunidade a oportunidade de desenvolver habilidades artísticas por meio de cursos nas mais diversas linguagens. A proposta, é que os espaços também passem a funcionar como incubadoras, fazendo com que estes cursos incentivem a formação de grupos, utilizando o que vem sendo desenvolvido em aula, para apresentar seu trabalho nos próprios bairros.

Para o administrador regional da Cidade Industrial de Curitiba, Tom Vargas, os eventos e ações promovidos pela FCC proporcionam espaço para artistas e público que normalmente têm muitas dificuldades para fruição cultural. “Além disso dão oportunidade para artistas de rua e festas regionais e para a reocupação de espaços por vezes degradados”, avaliou.

A integração de projetos no Comunidade Escola, também foi destacada por Cordolli. “Queremos desenvolver um programa que gere maior rotatividade da cultura entre alunos da rede municipal de ensino”. Cordiolli exemplificou estas ações com o trabalho proposto para ser realizado em parceira com a Secretaria Municipal de Planejamento e do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS).

“Estamos tratando de potencializar nossas ações nos bairros. Queremos, dessa forma, atender a população que mora longe do centro mas que também tem direito à cultura”, completou o presidente da FCC.

 

Autor: Assessoria de imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar