13.11.2013Cordiolli fala sobre políticas públicas para a área cênica em seminário

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, proferiu nesta terça-feira (12) palestra sobre Politicas Públicas para a Área Cênica, no encerramento do II Seminário de Produção Cênica, organizado pelo Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica no auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da Universidade Federal do Paraná.

Na ocasião, Cordiolli falou sobre os mecanismos de fomento ao Teatro e à cultura em geral, ressaltando a importância do papel do produtor na construção de uma obra artística. “A produção tem que nascer junto com a obra. Já vi muitos projetos geniais perdidos porque não havia um produtor profissional envolvido”, afirmou ao público presente.

O presidente da FCC também apresentou os modelos de fomento público à cultura, e lembrou que cada vez mais aparecem modelos autossustentáveis, com apoio inteiramente privado ou focados exclusivamente na venda de ingressos, por exemplo. “Há várias oportunidades em diversas áreas, ainda mais com o aumento da renda média da população nos últimos anos. Mas também é preciso ousar”, apontou.

Cordiolli também respondeu a perguntas da plateia. Os assuntos passaram pela política de ocupação plena dos espaços da FCC, que deve ser implantada a partir do ano que vem, a possibilidade de aumento nos recursos destinados às políticas culturais e a necessidade de aumento do quadro do órgão, o que será feito através de concurso público no final de 2014.

Sobre o Seminário – O encontro reuniu artistas e produtores de diversas áreas culturais do cenário curitibano. A intenção do evento foi promover debates sobre pontos importantes de conhecimento prático do mercado cultural, bem como fomentar questões sobre os rumos da cultura na cidade.

A abertura do evento, no dia 11, teve palestra de Leandro Knopfholz, do Festival de Teatro de Curitiba, e seguiu com uma mesa de debates com George Sada (Cena Hum), Fátima Ortiz (Pé no Palco), Juliana Adur e Cindy Napoli (Espaço Vila Arte). No dia 12 o debate foi com Bia Reiner (Centro Cultural Teatro Guaíra), Paulo Biscaia (Vigor Mortis) e Dimis Jean Sores (Cia do Bifeseco). O encerramento foi com a palestra de Cordiolli.

O coordenador do curso de Tecnologia em Produção Cênica, Allan Valenza da Silveira, ressaltou que a intenção é de que o Seminário se torne um evento anual. “Queremos que seja um espaço aberto à discussão, sem que necessariamente tenha temas pré-definidos”, avaliou. Pioneiro no Brasil, o curso formou cerca de 50 produtores cênicos desde o seu início, em 2009.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

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