Notícias
04.06.2014 Cordiolli fala na Câmara sobre o legado da Fan Fest para Curitiba
O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, compareceu à sessão da Câmara Municipal de Curitiba, nesta quarta-feira (4), para expor sobre a organização da Fan Fest e o legado da Copa do Mundo de Futebol de 2014 para o setor cultural da cidade. Em Curitiba, o evento acontecerá na Pedreira Paulo Leminski. Também estiveram presentes o secretário municipal extraordinário da Copa, Reginaldo Cordeiro, e o presidente do Instituto Municipal do Turismo, Paulo Colnaghi.
Cordiolli explicou aos vereadores que a Fan Fest faz parte do contrato que a cidade assinou para se tornar uma das cidades-sede do Mundial. O modelo do festival, que acontece paralelamente aos jogos, foi longamente discutido com a FIFA, e resultou num projeto elogiado pela federação internacional e recomendado como o mais adequado entre todos os desenvolvidos pelas capitais da Copa.
Segundo Cordiolli, boa parte das demais cidades contratou projetos executivos para atender as exigências da FIFA, enquanto a Fan Fest de Curitiba foi organizada pela própria Fundação Cultural com o apoio de secretarias municipais. “Isso mostra que a Fundação Cultural de Curitiba conta com um corpo técnico qualificado, capaz de produzir um evento aprovado e recomendado por uma instituição reconhecida pelo seu rigor”, disse.
Marcos Cordiolli explicou sobre a preferência dada aos artistas locais para a animação. “Um momento de superexposição da nossa cidade é também um momento de mostrar as nossas obras, os nossos artistas, os nossos talentos. Dessa forma, a Fan Fest será na verdade um grande festival da cultura curitibana”, afirmou. Durante 20 dias de evento, estarão se apresentando quatro atrações nacionais e 70 artistas e grupos curitibanos, de várias vertentes musicais e também das áreas de teatro, circo e dança. Já a contratação e escolha final dos nomes das atrações ficou por conta da RPCTV, parceira do evento.
Os ingressos para a Fan Fest são gratuitos e serão distribuídos conforme o limite de lotação da Pedreira nos dias de evento. Nas datas de realização dos shows nacionais – Dudu Nobre (12 de junho), Jota Quest (23 de junho), Erasmo Carlos (5 de julho) e Raça Negra (13 de julho) – a Pedreira poderá receber 15 mil visitantes. Nas demais datas, o limite é de cinco mil.
O uso da Pedreira para a Fan Fest foi possível após o acordo judicial para a liberação do espaço para grandes eventos. “Esse ajuste foi fruto de um diálogo que atendeu as três partes envolvidas – a Fundação Cultural, que sempre entendeu a importância estratégica da Pedreira, não só do ponto de vista cultural, mas também turístico e econômico, a empresa permissionária e a comunidade do seu entorno”, destacou.
Para a Copa, foi também produzida uma edição especial do Guia Curitiba Apresenta, com versões em inglês e espanhol, que funcionará como um guia para o torcedor. Serão distribuídos 150 mil exemplares. Aos vereadores, Cordiolli garantiu que a Fan Fest será “uma grande festa curitibana, muito bonita e extremamente segura”.
Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 16/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau