31.10.2013Cordiolli debate economia criativa em evento internacional em Foz

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, participa, nesta quinta-feira (31), do Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, em Foz do Iguaçu. No evento, Cordiolli participa de painel sobre o papel das cidades empreendedoras em economias criativas.

O objetivo do painel é debater estratégias de desenvolvimento local, baseadas no âmbito da economia criativa. “Vamos compartilhar experiências de como utilizar o capital cultural de cada local para impulsionar a criação de novos negócios, aproveitando os recursos intangíveis de cada cidade”, informou o presidente da FCC.

Junto com Cordiolli, participam do painel a ex-secretária de economia criativa do Ministério da Cultura, Claudia Leitão, a consultora especialista em economia criativa Lala Dehenzelim e o representante do programa educacional europeu Erasmus Mundus, Leo Dayan.

A participação da FCC é importante, segundo Cordiolli, nem só pela oportunidade de compartilhar as experiências bem sucedidas, mas também por poder comparar diferentes abordagens de integração de políticas públicas, bem como articular estratégias conjuntas para estimular a economia criativa.

Ao todo, são mais de 3.300 inscritos de 60 países, que estão participando de 44 painéis sobre diversos temas do desenvolvimento local, tais como o papel de agências e do sistema financeiro, cooperativismo, economia solidária, elaboração de políticas públicas, responsabilidade social corporativa, entre outros.  

Entre os painelistas e conferencistas do Fórum estão a vice-secretária-geral da ONU e vice-diretora mundial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Rebecca Grynspan, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Alfredo Lazarte, e o diretor da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rolf Alter.

Também participam do evento os diretores-gerais da Itaipu Binacional, Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai), o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, o presidente do Fundo Andaluz de Municípios pela Solidariedade Internacional, Ignacio Caraballo, o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira e a Secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.

O evento é organizado pelo Pnud, Itaipu, Sebrae e Famsi. “Por ser um tema muito amplo, quase tudo pode ser associado ao desenvolvimento de um território. Porém, o principal foco do desenvolvimento econômico local é a geração de empregos e, por isso, perpassa as discussões do fórum”, explica Herlon de Almeida, representante da Itaipu no comitê organizador do evento.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar