11.03.2014Coral Brasileirinho tem novos integrantes

O Coral Brasileirinho, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, ganhou novos integrantes, selecionados em testes realizados nos dias 26 e 27 de fevereiro. O candidato – que deveria ter no mínimo oito anos e no máximo 13 anos de idade – cantou uma música de sua livre escolha, sem acompanhamento instrumental, sob a avalição dos diretores do Brasileirinho, Milton Karam e Helena Bel.

O resultado está disponível em edital afixado na entrada do Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico). Os aprovados já participam das atividades normais do coral, que têm início com os ensaios, nesta quarta-feira (12), das 19h às 21h, no auditório do Conservatório de MPB de Curitiba. No mesmo local, às 20h30 de quinta-feira (13), acontece uma reunião com os pais dos cantores. Nesse dia, o ensaio será realizado das 19h às 20h30. Informações pelo telefone (41) 3321-2855, com Bete Carlos.

Os diretores do Coral Brasileirinho agradecem aos pais por estimularem seus filhos a descobrir as maravilhas da música brasileira e parabenizam todas as crianças que participaram dos testes, demonstrando muito entusiasmo para desenvolver o talento musical. Confira a relação dos aprovados: Andreas Michael Widerpelc, Darah Iohana Meira Santos, Gabriela de Camargo Mafuzo, João Ribelato Rusciolelli, Liora Kunifas Suarez, Maria Luiza Ieger de Oliveira e Melina Augusta Cortes Azubel.

O coral – Criado em outubro de 1993, o Coral Brasileirinho desenvolve a proposta de recriar a canção popular urbana brasileira, por meio de arranjos que valorizam o potencial cênico das composições. O coral canta e interpreta cenicamente os personagens das canções, utilizando adereços e cenários que emprestam mais vida e colorido ao espetáculo. Com direção cênica do compositor Milton Karam e direção musical da cantora e violinista Helena Bel, o Brasileirinho tem um histórico com perto de 150 apresentações, acumulando 12 espetáculos temáticos e mais de 120 canções brasileiras, com ritmos, estilos e gêneros bem diferentes.

No repertório do Brasileirinho estão músicas que resgatam grandes compositores populares do passado, entre eles Noel Rosa, Sinhô, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Lamartine Babo e Adoniran Barbosa, ao lado de obras de Vinícius de Moraes, Toquinho, Taiguara, Gonzaguinha, Fátima Guedes, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Sá e Guarabyra e muitos outros. Também há espaço para autores locais, como Osiel Fonseca e Milton Karam.

Das mais de 145 apresentações do coral, foram marcantes as realizadas em 1995, no Teatro Amazonas, em Manaus. No mesmo ano, o grupo participou do show que comemorou os 30 anos de carreira de Toquinho, merecendo o convite do compositor para gravar uma das faixas do disco Canção dos Direitos da Criança, lançado em 1997.

Em dezembro de 1996, o Coral Brasileirinho lançou seu primeiro disco, mas o talento dos jovens cantores também está registrado em participações nos CDs Curitiba Canta o Natal e Canções Curitibanas, lançados respectivamente em 1995 e 1997, pela Fundação Cultural de Curitiba, e nos CDs do 8º e 9º Encontro de Corais do Sesc da Esquina (1997 e 1998).

Em setembro de 2008, o Brasileirinho foi convidado a integrar a turnê do projeto musical Life is a Loop, comandado pelo DJ curitibano Rodrigo Paciornik. A participação do coral aconteceu em projeções de imagens e sons do grupo – gravados em estúdio, em um show especialmente preparado para o projeto –, durante as apresentações do espetáculo que percorreu o Brasil e depois foi levado aos Estados Unidos.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar