06.11.2010Coral Brasileirinho faz show na Virada da Corrente

O Coral Brasileirinho deu um verdadeiro show de interpretação no espetáculo “Álbum de Família”, que tomou conta do Teatro da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, às 18h deste sábado (6). As vozes infantis abriram o repertório com canções consagradas por Gal Costa, prosseguindo com músicas dos grupos Ultraje a Rigor, Titãs e Premeditando o Breque. Nova apresentação está marcada para este domingo (7), às 16h, no mesmo local, dentro da programação da Virada da Corrente Cultural.

O espetáculo gratuito tem direção de Milton Karam e Helena Bel, e reúne canções populares que retratam o amor à primeira vista, o namoro, o casamento, os filhos, os dilemas e alegrias da vida em família. O grupo curitibano, formado por 26 crianças com idades entre 8 e 13 anos, preparou uma performance musical para contar uma história baseada em um álbum de fotografias. A criatividade marca o trabalho do coral, que tem o propósito de recriar a canção popular urbana brasileira, por meio de arranjos que valorizam o potencial cênico das composições.

Criado em outubro de 1993, o grupo canta e interpreta cenicamente os personagens das canções, utilizando adereços e cenários que emprestam mais vida e colorido ao espetáculo. No repertório do Brasileirinho, desenvolvido ao longo de seus 17 anos de existência, estão músicas que resgatam grandes compositores populares do passado, entre eles Noel Rosa, Sinhô, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Lamartine Babo e Adoniran Barbosa, ao lado de obras de Vinícius de Moraes, Toquinho, Taiguara, Gonzaguinha, Fátima Guedes, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Sá e Guarabyra e muitos outros. Também há espaço para autores locais, como Osiel Fonseca e Milton Karam.

Com um histórico de 12 espetáculos temáticos, o Brasileirinho acumula mais de 120 canções brasileiras, com ritmos, estilos e gêneros bem diferentes. Das mais de 145 apresentações do coral, foram marcantes as realizadas em 1995, no Teatro Amazonas, em Manaus. No mesmo ano, o grupo participou do show que comemorou os 30 anos de carreira de Toquinho, merecendo o convite do compositor para gravar uma das faixas do disco Canção dos Direitos da Criança, lançado em 1997.

Em dezembro de 1996, o Coral Brasileirinho lançou seu primeiro disco, mas o talento dos jovens cantores também está registrado em participações nos CDs Curitiba Canta o Natal e Canções Curitibanas, lançados respectivamente em 1995 e 1997, pela Fundação Cultural de Curitiba, e nos CDs do 8º e 9º Encontro de Corais do Sesc da Esquina (1997 e 1998).

Em setembro de 2008, o Brasileirinho foi convidado a integrar a turnê do projeto musical Life is a Loop, comandado pelo DJ curitibano Rodrigo Paciornik. A participação do coral aconteceu em projeções de imagens e sons do grupo – gravados em estúdio, em um show especialmente preparado para o projeto –, durante as apresentações do espetáculo que percorreu o Brasil e depois foi levado aos Estados Unidos.

A Fundação Cultural de Curitiba e a Prefeitura Municipal, o Sistema Fecomércio/PR (Sesc/ Senac), Sesi, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado da Cultura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Aliança Francesa e Consulado da Polônia são parceiros na realização da Corrente Cultural. A promoção é da RPCTV. O evento tem os apoios dos vereadores Renata Bueno e Caíque Ferrante.

Confira a programação completa da Corrente em www.correntecultural.com.br.

Acompanhe também a Corrente Cultural 2010 nas mídias:

Facebook http://www.facebook.com/correntecultural

Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15759369618539392782

Twitter http://twitter.com/correntecultura

Youtube: www.youtube.com/correntecultural1

Blog http://correnteculturalcuritiba.blogspot.com/

Mais informações também pelo email correntecultural2010@gmail.com 

CORRENTE CULTURAL – INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 

Lide Multimídia
Aline Cambuy/ Moema Zuccherelli/ Paula Batista
(41) 3016-8083 / 8803-8367 

redacao3@lidemultimidia.com.br
www.lidemultimidia.com.br
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar