25.02.2016Coordenador do curso de ópera da FCC é selecionado para formação no Método Bertazzo

O coordenador do Curso do Núcleo de Ópera da Fundação Cultural de Curitiba, Ivan Moraes, foi um dos selecionados para participar do curso “Método Bertazzo”, a ser realizado no dia 30 de maio a 08 de junho deste ano, na Escola do Movimento, de Ivaldo Bertazzo, em São Paulo.

O curso teve 2,6 mil inscritos e apenas 78 selecionados em todo o Brasil, entre eles apenas cinco paranaenses –  Ivan Moraes (Curitiba), Marco Antonio Fonseca (Curitiba), Marcia Hino (Cafelândia), Maryangela Botelho (Campo Mourão) e Laura Carla Santos (Londrina).

O curso em São Paulo é ministrado pelo dançarino e coreógrafo Ivaldo Bertazzo, que criou o Método Bertazzo de Reeducação do Movimento, visando ampliar a consciência, a autonomia e a estrutura do movimento. Inúmeros profissionais de diferentes áreas de atuação, como esportistas, preparadores físicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores, profissionais da saúde e muitos outros, já estudaram as teorias e práticas do Método Bertazzo e hoje as incorporam em suas atividades cotidianas pessoais e profissionais.

Segundo Ivan Moraes, o curso lhe dará condições de ser um multiplicador do método a ser ensinado no canto lírico, especificamente no Núcleo de Ópera de Curitiba. “Hoje com a evolução das técnicas do canto lírico, juntamente com a fonoaudiologia, que é uma ciência da voz, foi comprovada a importância dos músculos na atuação do sistema fonador corporal. Portanto, o método nos ajudará a encontrar o domínio do corpo, musculatura para a sustentação do canto, imprescindível para o cantor lírico que precisa de potência na voz”, afirma.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar