22.01.2015Construções e hábitos sustentáveis foram temas de palestra da Oficina Verde

O Memorial de Curitiba recebeu, na tarde da última quarta-feira (21), a palestra "Construções Sustentáveis" com os arquitetos Adriane Cordoni Savi e Ormy Leocádio Hutner Júnior. O evento da 33ª Oficina de Música de Curitiba teve como principal objetivo a conscientização ambiental e, para isso, foram dadas dicas de pequenas ações para deixar o ambiente doméstico mais sustentável e saudável. 

Durante três horas, diversos temas foram abordados, todos eles mostrando dicas de como reduzir a pegada ecológica, como a utilização racional da água e as possibilidades de aproveitamento da água da chuva; dicas de alimentação e os efeitos que alguns hábitos dela causam; as vantagens de viver em moradias coletivas e do uso do transporte público ou da bicicleta e o assunto principal: Qual é o papel da construção civil na sustentabilidade.

Sobre as construções sustentáveis, foram dadas dicas sobre a reciclagem de materiais; os efeitos da extração, produção, transporte e tempo de execução, a importância de se diminuir o tamanho dos resíduos gerados; o porquê de se tentar resgatar algumas técnicas de construções antigas; os riscos para a saúde que uma edificação doente pode causar; o papel do ar condicionado no ciclo do aquecimento global e a importância de buscar outros meios ecológicos de garantir o equilíbrio térmico da residência – como a implantação do telhado e da parede verde; meios alternativos para a geração de energia e aquecimento da água; a utilização de novos matérias e novas tecnologias; como evitar o uso de materiais tóxicos na construção e nos acabamentos e a radiação de aparelhos domésticos e eletrônicos.

Para a geóloga Flávia Lima o tema da palestra é muito importante e gostaria que mais pessoas se interessem pelo assunto. “O principal resultado de uma palestra como essa e que nos faz repensar nos nossos atos, no nosso consumo e começar a buscar meios de colaborar para que a sociedade seja mais sustentável”, disse.

O aposentado e comerciante da área da construção civil Wandy Ribeiro do Val, acha que o tema serviu para chamar sua atenção sobre essa questão da sustentabilidade, pois ele não tinha muito conhecimento sobre o assunto e sobre as atitudes que poderia ter para colaborar dentro da sua área de atuação. “Seria muito bacana que esse tipo de tecnologia começasse a ser implantado nos programas de construções utilizados por grande parte da população, pois não só motivaria a industrialização de produtos para esse tipo de imóvel, como iria dar ao pessoal de menor poder aquisitivo uma condição de vida melhor e saudável”. Outro ponto apontado como importante pelo comerciante, foi a participação do público jovem na palestra, pois eles serão os difusores desse assunto.

De acordo com a coordenadora da Oficina Verde, Márcia Squiba, é importante que cada um tome suas responsabilidades e faça sua parte, sem esperar que a solução caia do céu. “Dentro a Oficina Verde o objetivo é esse, a conscientização sobre a responsabilidade ambiental”, disse.

Além da palestra, a Oficina Verde promoverá um curso prático de Jardinagem Biodiversa, na próxima sexta-feira e sábado (23 e 24), na Praça de Bolso do Ciclista (R. São Francisco esquina com R. Presidente Farias – Centro), orientado por Ademar da Silva Brasileiro (Mago Brasileiro). As vagas para este curso prático já estão esgotadas, mas os demais interessados podem ir até o local, onde haverá também distribuição de mudas de árvores e flores.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar