Notícias
03.05.2022Conservatório de MPB oferece workshops de ritmos e percussão
Além dos cursos regulares semestrais, o Conservatório de MPB de Curitiba oferece workshops com profissionais de referência, específicos para diferentes áreas da música. Neste mês, o espaço conta com dois encontros: nesta terça-feira (3/5), uma palestra gratuita sobre Polca Paraguaia e Chamamé, e no dia 17, um curso sobre métodos de estudos para bateria e percussão.
Mestre em Etnomusicologia e doutorando em Música pela Universidade Federal do Paraná, Júlio César Borba é o professor do curso sobre polcas e chamamé no violão sete cordas brasileiro. Será explicado sobre a origem e importância do instrumento na fronteira entre Brasil e Paraguai e o fazer musical como lugar de aprendizagem.
No dia 17, o workshop Balaio de Ritmos – método de estudo para Bateria e Percussão Brasileira será ministrado pelo percussionista Miguel Assis, de São Paulo. O músico abordará de forma prática a técnica de vassourinha no samba e no jazz e a linguagem da bateria contemporânea na música instrumental brasileira.
Todo o conteúdo é derivado de uma profunda pesquisa e foi publicado em seu recente livro Balaio de Ritmos – All of Brazilian Rythms, um método de estudo voltado para bateria e percussão.
Serviço: Conservatório de MPB de Curitiba
Endereço: Rua Mateus Leme, 66, Sala das Práticas
Programação
Palestra gratuita sobre Polca Paraguaia e Chamamé
Data: terça-feira (3/5), das 19h às 22h
Público-alvo: músicos e pesquisadores
Pré-requisitos: do básico ao avançado
Valor: *gratuito – entrada franca até o esgotamento do número máximo oferecido de vagas (30)
Inscrições – no dia do evento por ordem de chegada conforme a lotação do espaço
Curso sobre métodos de estudos para bateria e percussão
Data: 17/5, das 19h às 22h
Valor: R$ 80 (pode ser parcelado no site do Sympla)
Público-alvo: estudantes de música e músicos profissionais
Pré-requisitos: leitura mínima de partitura
Período das inscrições: até 12/5
Inscrições neste link
Mais informações: Coordenação Pedagógica do CMPB – fone (41) 3321-3318
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas