05.06.2020Conservatório de MPB apresenta novidades para as redes sociais

Os grupos do Conservatório de MPB de Curitiba terão novidades postadas no Facebook. O fim de semana contará com o lançamento de uma série de entrevistas do maestro e violonista João Egashira, a gravação do encerramento da fase de MPB da Oficina de Música com Danilo Caymmi e um vídeo exclusivo do Vocal Brasileirão ao lado de Sérgio Santos e dirigido pelo regente e diretor musical Vicente Ribeiro.

“Temos a consciência de que devemos ficar em casa para o país vencer essa pandemia terrível”, diz Ribeiro. “Apesar da falta de interação física, a emoção de juntar todos e ver o trabalho pronto mostra que estamos sintonizados, vibrando na mesma música, e só ela tem esse poder. A saudade é um alento vencido por encontros como esse”.

Sexta-feira, 5 de junho
Para abrir a série de entrevistas, o maestro da Orquestra À Base de Corda, João Egashira convidou o cavaquista Julião Boêmio para um bate-papo sobre música e a cultura na cidade. A intenção é trazer toda sexta-feira, às 16h, um músico de relevância para uma conversa informal e apresentar uma obra do convidado.

“É o distanciamento que pode aproximar”, comentou Egashira. “Esse é início de uma ideia que, no dia a dia, eu não conseguia executar. É interessante o público conhecer mais do músico que sempre está no palco, essas informações dão essa sensação de proximidade e melhora até audição da música.”

A sexta-feira termina com transmissão, às 20h, do show de encerramento da categoria de MPB da Oficina de Música, com Danilo Caymmi e as orquestras de Cordas e Sopros formadas por alunos do evento.

Sábado, 6 de junho
O Vocal Brasileirão apresenta um novo vídeo em parceria com o cantor, violinista e compositor Sérgio Santos.

Com regência e direção artística de Vicente Ribeiro, a música Áfrico foi a escolhida para a gravação. A composição traz em sua letra sobre a importância da musicalidade africana na formação da cultura brasileira, tema atual que expõe a pluralidade pautada pelo grupo.

Esse é o terceiro encontro do Brasileirão com o músico, também parceiro em diversas composições com Paulo César Pinheiro, Dori Caymmi e Edu Lobo. Foram duas apresentações em 2019, a primeira durante a Oficina de Música e a segunda em maio, no Teatro Sesc da Esquina.

Outras gravações
Os vídeos dos grupos têm mostrado que o Conservatório está atuante como sempre. No fim de semana passado, todos se uniram em uma linda homenagem a João Lopes.

A Orquestra à Base de Sopro também lançou um vídeo executando Partido Alto, de Jacob do Bandolim, sob a direção geral de Sérgio Albach, mixagem de som de Davi Sartori.

Além desses vídeos, o Conservatório tem ainda aulas abertas, às segundas e quartas. São diferentes temas, desde técnica vocal à história da MPB e explicações sobre partituras e software de edição.