26.11.2010Conselho Municipal de Cultura reúne-se na terça-feira

Os membros do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba terão reunião ordinária na próxima terça-feira (30), no Hotel Alta Regia. Na pauta da reunião está a apresentação dos novos editais do Fundo Municipal da Cultura e do cronograma de editais para 2011, bem como a avaliação da prestação de contas dos editais de 2010.
O conselho é composto por representantes da comunidade, da classe artística, da Prefeitura e da Câmara Municipal. Os atuais membros tomaram posse em agosto, para um mandato de dois anos. Além da apresentação dos editais, os integrantes farão a eleição do vice-presidente e do secretário do conselho. A presidência, por previsão legal, é exercida pelo presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana.

Entre os integrantes estão nomes que representam a sociedade organizada, escolhidos mediante eleição em todas as regionais da cidade. Cada segmento da classe artística também conta com seus representantes. Entre os membros indicados pelo Poder Executivo estão funcionários da Fundação Cultural de Curitiba, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), Secretaria Municipal da Educação, Instituto Curitiba de Turismo e Procuradoria Geral do Município. Ainda integram o colegiado quatro vereadores.
O Conselho Municipal de Cultura é o órgão que, no âmbito do município, institucionaliza a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura. Ele participa da elaboração e da fiscalização das políticas culturais. Foi instituído pela lei 11.834, de 4 de julho de 2006.