08.12.2020 Conselho Deliberativo da FCC reúne-se para apresentação dos balanços de 2019 e realizações de 2020

O Conselho Deliberativo da Fundação Cultural de Curitiba reuniu-se nesta terça-feira (8/12) por videoconferência para uma avaliação das atividades realizadas durante ano. A presidente da FCC, Ana Cristina de Castro, relatou as principais realizações do ano e os desafios enfrentados com a pandemia de covid-19.

“O ano de 2020 foi atípico. Começamos com a Oficina de Música, fizemos o Carnaval e iniciamos as comemorações do aniversário da cidade, quando então, por causa da pandeia, tivemos que nos reinventar. Foi necessário fazer um estudo para possibilitar o atendimento dos artistas e da população. Foi então que lançamos o programa FCC Digital e abrimos editais que beneficiaram diretamente mais de mil artistas e produtores culturais. Lançamos também os editais da Lei Aldir Blanc e até o final do mês mais mil contratos serão assinados por empreendedores culturais”, resumiu Ana Castro.

A presidente da FCC também falou dos esforços para a realização de uma programação natalina e do sucesso da proposta do Natal drive thru, no Parque Barigui, com atendimento a todos os protocolos de segurança sanitária. “Todas as senhas já estão esgotadas. Ver o espetáculo é um alento para as famílias, que percorrem o circuito de carro e entram num mundo mágico, saindo de lá mais leves para enfrentar esse momento difícil que estamos vivendo”, disse a presidente da FCC.

A estimativa é que mais de 200 mil pessoas assistam às encenações no Parque Barigui e mais 150 mil visitem o Natal drive thru do Parque Náutico, que será inaugurado nesta quarta-feira (9/12). A programação de Natal também se estende ao Coreto Digital do Passeio Público, Parque Tanguá e Jardim Botânico.

Ana Cristina destacou a quantidade expressiva de profissionais envolvidos na realização dos espetáculos, entre atores, cenógrafos, figurinistas, aderecistas, músicos, técnicos de luz e som, que tiveram oportunidade de trabalho neste final de ano. “Ficamos felizes de ter conquistado tudo isso, feito com muito amor e empenho da parte dos servidores e dos profissionais envolvidos”, afirmou.

Balanço

O diretor administrativo-financeiro da Fundação Cultural de Curitiba, Cristiano Morrissy, apresentou os balanços financeiros e orçamentários do exercício de 2019 da FCC e do Fundo Municipal da Cultura comparativamente a 2018. O diretor anunciou que, a exemplo dos anos anteriores, em 2020, no encerramento da gestão, as contas fecharão positivamente com superávit.

A reunião contou com a presença de representantes de outros órgãos que participam do Conselho: Andressa Pereira, da Secretaria Municipal da Educação; Elvira Wos, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – Ippuc; Tatiana Neves, do Instituto Curitiba de Turismo; e Lúcia Casillo, do Solar do Rosário. A parceria e o trabalho colaborativo da FCC em relação a essas secretarias e instituições foram motivo de agradecimento por parte dos seus representantes.

Também participaram da reunião a representante dos servidores da FCC, Milzi Digiovanni, o diretor Artístico Edson Bueno, o diretor de Patrimônio Cultural Marcelo Sutil e a coordenadora de Núcleos Regionais Angelina Balaguer, representando o diretor de Ação Cultural Beto Lanza.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar