Notícias
06.04.2020 Conheça a Capela Santa Maria e o Cine Passeio em tour virtual
Se você ainda não conhece a Capela Santa Maria e o Cine Passeio, tem a oportunidade de fazer agora um passeio virtual por essas duas importantes unidades culturais mantidas pela Prefeitura de Curitiba.
A Capela Santa Maria tem uma belíssima sala de concertos e é a sede da Camerata Antiqua de Curitiba. Ali também funcionam a Coordenação de Música da Fundação Cultural e setores administrativos do Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC.
Localizada no centro da cidade, a capela em estilo neoclássico foi construída pela Congregação Marista, em 15 de outubro 1939, em devoção à Nossa Senhora da Conceição. Restaurada pelo município, foi transformada em sala de concertos, além de ser, desde 2008, a sede da Camerata Antiqua de Curitiba, grupo de coro e orquestra fundado em 1974 e mantido pela Prefeitura.
A sala de concertos tem 203 lugares na plateia e 75 lugares nos mezaninos laterais e no primeiro balcão. Há lugares reservados para portadores de necessidades especiais, além de elevador e rampa de acesso que atendem aos portadores de deficiências físicas.
Espaço destinado à música erudita, a Capela Santa Maria mantém uma programação permanente de concertos ao longo do ano, trazendo grandes nomes e importantes grupos de música erudita e antiga do Brasil e do exterior. O espaço conta com sala de concertos, salas para ensaios, produção e acervo de partituras, além de importantes instrumentos como o piano Steinway, considerado um dos melhores do mundo.
Ponto de encontro
O Cine Passeio completou recentemente um ano de existência. Foi inaugurado em 27 de março de 2019, com a proposta de trazer de volta a concepção dos cinemas de rua e ser um espaço de formação audiovisual e de inovação na área da economia criativa. Também está localizado bem no centro de Curitiba e desde a sua abertura tem sido um importante ponto de encontro dos amantes da sétima arte. Foi considerado pela revista Exibidor “um dos 20 cinemas mais legais do mundo”.
Junto à entrada do Cine Passeio, na Rua Riachuelo, ficam a Sala Luz e a cafeteria, que trabalha com produtos selecionados da região de Curitiba (cafés, vinhos e cervejas artesanais). No segundo andar estão a Sala Ritz e uma sala para cursos.
O complexo tem no subsolo uma área dedicada às ações de formação, que recebeu o nome de Espaço Valêncio Xavier, homenagem ao escritor, cineasta e criador da Cinemateca de Curitiba, falecido em 2008. Conta com uma sala multiuso (Estúdio Valêncio Xavier) e a Sala Video On Demand, que se refere ao consumo de conteúdo digital com escolha do usuário.
No subsolo está instalada também a segunda unidade do Worktiba, primeiro coworking público do Brasil criado para atender a necessidade de pequenos e microempreendedores. Esta unidade tem como foco a economia criativa, o audiovisual e a inovação.
Um cinema a céu aberto faz parte do complexo do Cine Passeio e funciona no terraço, que dispõe ainda de uma área para eventos.
Com área de 2.597 m², o Cine Passeio ocupa uma edificação histórica, classificada como Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP), que foi totalmente restaurada e adaptada para receber as atividades culturais dentro do programa Rosto da Cidade. Originalmente, o prédio foi construído em meados da década de 1930 para abrigar setores administrativos do Exército e assim funcionou até aproximadamente o final da década de 1990. Ele é de propriedade do município desde 2010, ano em que foi transferido para a Fundação Cultural de Curitiba.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 07/07/2025 - Banda da Caximba volta da Alemanha com prêmios e chancela para disputar mundial
- 07/07/2025 - Cursos de artes gráficas, games e cultura geek na Gibiteca e no Estúdio Riachuelo: inscrições abrem
- 04/07/2025 - Caminhada gratuita pelas igrejas históricas de Curitiba acontece neste sábado
- 04/07/2025 - Cine Guarani, no Portão Cultural, tem programação especial para as férias de julho
- 01/07/2025 - Sessão especial leva crianças e jovens do Alto Boqueirão ao cinema pela primeira vez
- 01/07/2025 - Arte digital e games: Estúdio Riachuelo abre inscrições para colônia de férias
- 30/06/2025 - Do Japão a Curitiba, Cinemateca tem cinco mostras especiais em julho
- 25/06/2025 - Gibiteca celebra a arte de Claudio Seto e as histórias da feira do Largo da Ordem
- 24/06/2025 - Cardume Caiçara: instalação com 450 tainhas de vidro feita por pescadores pode ser conferida no MuMA
- 18/06/2025 - Gaúcho da Fronteira: show no Guaíra tem ingresso solidário para Campanha do Agasalho de Curitiba