15.10.2014Conferência discute as novas perspectivas para as políticas públicas de leitura

As novas perspectivas para as políticas públicas de leitura no país e seus desdobramentos para os municípios serão debatidas no Memorial de Curitiba na próxima sexta-feira (17) a partir das 14h. Para falar sobre a importância da criação de um Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura, com a articulação do poder público e da sociedade civil, o evento recebe o Secretário Executivo do Programa Nacional do Livro e Leitura do Ministério da Cultura, José Castilho. A conferência faz parte da Semana Curitiba Lê, ciclo promovido pela Fundação Cultural de Curitiba que acontece desde o último dia 13.

Além da Conferência, a Semana Curitiba Lê também promove na sexta-feira, das 9h às 12h, no Palacete Wolf, uma oficina sobre mediação de leitura. No sábado, às 15h, o espaço recebe os escritores Paulo Sandrini e Otto Winck para um bate-papo, mediado por Luci Collin, sobre a importância da leitura para os escritores e questões sobre o processo criativo.

Para encerrrar o ciclo, o sarau literário "Vozes num Divertimento" homenageará escritores curitibanos. Mediadores de leitura e atores farão performances, leituras e encenações de textos em uma grande festa da literatura produzida na cidade, tendo muita música como pano de fundo. O sarau acontece a partir das 19h no Palacete Wolf.

Agenda Semana Curitiba Lê

17 DE OUTUBRO (SEX)
14h – CONFERÊNCIA NOVAS PERSPECTIVAS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA NO BRASIL

Com José Castilho (Secretário Executivo do Programa Nacional do Livro e Leitura – MinC)
Local: Auditório Londrina (Memorial de Curitiba)
Ingresso: Gratuito
José Castilho Marques Neto é graduado e doutorado em Filosofia pela USP. Atualmente é professor assistente doutor da UNESP e Diretor Presidente da Fundação Editora da UNESP. Presidiu em vários mandatos entidades e instituições do livro e da leitura como a Associação Brasileira de Editoras Universitárias e a Asociación de Editoriales Universitarias de América Latina y el Caribe. É membro titular da Comissão Nacional do Instituto Internacional de Língua Portuguesa. Foi Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, vinculado aos Ministérios da Cultura e da Educação (2006/2011), reassumindo o cargo em 2013.

18 DE OUTUBRO (SAB)
15H – DIÁLOGOS SOBRE LEITURA E ESCRITA LITERÁRIA

Com Otto Winck e Paulo Sandrini
Mediadora: Luci Collin
Luci Collin é escritora, com 14 livros publicados (poesia e ficção). É professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR. Possui pós-doutorado na USP em literatura irlandesa. É graduada em piano, percussão clássica e letras.
Otto Leopoldo Winck é doutor em Estudos Literários pela UFPR. É autor do romance Jaboc, vencedor do Prêmio Nacional de Academia de Letras da Bahia de Romance 2005 e publicado pela editora Garamond. Ministra oficinas de análise e criação literária na FCC.
Paulo Sandrini é doutor em letras pela UFPR. Como escritor, publicou “Vai ter que engolir!”, “O estranho hábito de dormir em pé”, “Códice d’incríveis objetos & histórias de lebensraum”, “Osculum obscenum”, “O Rei era assim” e “Exposição das tripas”. É editor da Kafka Edições. Ministra oficinas de análise e criação literária na FCC.
Local: Palacete Wolf
Ingresso: Gratuito
19H – SARAU VOZES NUM DIVERTIMENTO
Local: Palacete Wolf
Ingresso: Gratuito

 

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar