03.02.2021Concurso de crônicas marca os 50 anos da Academia Feminina de Letras do Paraná

A Academia Feminina de Letras do Paraná e o Centro de Letras do Paraná acabam de lançar o Concurso de Crônicas Lygia Lopes dos Santos. O concurso é uma das atividades comemorativas dos 50 anos da Academia Feminina de Letras, e tem o objetivo de incentivar a produção literária, identificar novos escritores e oferecer oportunidade para revelação de talentos.

O tema é “Vamos falar de amor?”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 25 de junho de 2021. Acesse o regulamento e a ficha de inscrição no link: https://academiafemininade7.wixsite.com/concurso

Homenageada

O concurso homenageia a autora Lygia Lopes dos Santos, que presidiu a Academia Feminina de Letras do Paraná no período de 2004 a 2016 e participou da Diretoria do Centro de Letras em várias gestões, frequentando assiduamente suas atividades. Filha da fundadora da AFLP, professora Pompília Lopes dos Santos, e do professor, escritor e membro da Academia Paranaense de Letras Dario Nogueira dos Santos, Lygia fez licenciatura na PUC.

Na educação, foi proprietária e diretora de escola, além de professora em várias instituições de ensino. Trabalhou na Fundação Cultural de Curitiba, de 1973 a 2000, ocupando cargos de coordenação e chefia, vindo a fundar (1982) e coordenar a Livraria Dario Vellozo durante cinco anos. À disposição da Universidade Federal do Paraná, lotada na Editora Scientia et Labor, criou a Livraria da Universidade Federal do Paraná, em 1988. Em 1978 veio à luz seu livro de contos “Dança do Caos”, com apreciações de Helena Kolody e Denise Guimarães* e prefácio de Valfrido Piloto. Tem várias publicações em revistas, livros, jornais e coletâneas. Mas sua grande satisfação era escrever crônicas.