14.07.2018Concertos da Camerata Antiqua de Curitiba emocionam público do maior festival de música

Pelo terceiro ano consecutivo, consolidando sua participação no Festival de Inverno de Campos de Jordão, maior festival de música do gênero erudito do Brasil, a Camerata Antiqua de Curitiba demonstrou ao público presente, além de uma habitual excelência artística, um espírito coletivo único. As vozes e as cordas da Camerata ecoaram nesta quinta-feira (12/7) na mais importante sala de concertos do país, a Sala São Paulo e na sexta-feira (13/7), no Auditório Cláudio Santoro, na cidade sede do evento, Campos de Jordão.

Um público especializado esteve nos concertos, como o editor da Revista Concerto, Nelson Kunze e o diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Arthur Nestrovski, que puderam assistir aos ‘Motetos’ de Bach, sob a regência de Luís Otávio Santos. As obras definidas arrancaram um alto ‘Vida longa à Camerata Antiqua de Curitiba’, de Nestroviski que mais tarde publicaria em sua rede social a experiência da audição.

O filho de Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, se disse encantado com a escolha do Programa. “Foi fantástico! O grupo todo, os músicos e cantores se mostraram muito alinhados uns com os outros. A Camerata devia viajar mais para a gente poder assistir mais vezes esse grupo tão magnifico”, afirmou.

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro, a coordenadora de música erudita, Janete Andrade, o diretor de ação cultural, Beto Lanza e o diretor presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Jr, também estiveram presentes durante a turnê São Paulo. “A participação da nossa Camerata na Sala São Paulo é muito rica e importante, demostra a maturidade do grupo que orgulha muito a nossa cidade de Curitiba”, avaliou a presidente.

Uma noite marcante na história do grupo, afirmou Marino Jr.. Segundo ele, “esse ano consolidamos a parceria com o Festival de Campos, estendendo a programação realizada ao longo do ano na Capela Santa Maria, nesse encontro com público seleto de conhecedores de música erudita, que só chancela e referenda nosso potencial, nos engrandecendo e enchendo de orgulho”.

Welington de Souza, da cidade de São José dos Campos, foi com a esposa assistir ao concerto, e se mostrou impressionado: “eu conhecia a Camerata pela internet e pela primeira vez ouço ao vivo. Posso afirmar que é, na minha opinião, a melhor do Brasil. Todos extremamente afinados. Estão de parabéns, fiquei apaixonado.”

Turnê Interior
Após os concertos no Festival Campos de Jordão em São Paulo, a Camerata Antiqua de Curitiba segue para o interior do Paraná. As apresentações acontecem na quinta-feira (19/7), no Festival de Música de Cascavel e na sexta-feira (20/7), no Cine Teatro Barrageiros, em Foz do Iguaçu. Os concertos acontecem às 20h e as entradas são gratuitas.

O concerto Cartas e Provérbios tem a regência da maestrina Mara Campos. Em sua primeira apresentação, o Programa definido para o interior já lotou a Capela Santa Maria. São obras aclamadas pelo grande público e que serão executadas pelo coro da Camerata com 20 cantores, orientados tecnicamente por Campos, e a orquestra com 20 instrumentistas de cordas.

Serviço:
Cascavel e Foz do Iguaçu recebem Camerata Antiqua de Curitiba
Festival de Música de Cascavel
Data: Quinta-feira, 19 de julho
Horário: 20 horas
Local: Teatro Sefrim Filho
Endereço: R. Rio de Janeiro, 905 – Centro
Telefone: (45) 3902-1865

Concerto em Foz do Iguaçu
Data: Sexta-feira, 20 de julho
Horário: 20 horas
Local: Cine Teatro Barrageiros (Parque Tecnológico Itaipu)
Endereço: Av. Tancredo Neves, 6731 – Jardim Itaipu
Telefone: (45) 3576-7200

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar