20.05.2022Concerto didático mostra como funciona uma orquestra e um coro

Você sabe como funciona uma orquestra e um coro? Crianças e adultos que forem ao Teatro da Vila, na CIC, nesta sexta-feira (20/5), terão a chance de entender um pouco mais sobre o universo da música clássica durante um concerto especial da Camerata Antiqua de Curitiba.

O concerto didático Uma Fantasia Musical é gratuito e terá duas sessões, às 10h30 e às 15h. No palco, os 40 músicos do coro da orquestra vão interpretar músicas de filmes clássicos infantis como Frozen, Aladim e o Rei Leão e outras produções populares marcantes.

A diferença da apresentação desta sexta-feira para um concerto tradicional são as paradas estratégicas com breves apresentações ao público sobre a diversidade de ritmos e sons.

A regente Mara Campos, que conduzirá os músicos, explicará em alguns momentos a função do regente, o naipe das vozes dos coralistas ou ainda a família dos instrumentos e qual a diferença de sons entre eles.

“A arte alimenta a nossa imaginação e nossa alma. Queremos que todos tenham essa experiência de acesso e conhecimento da cultura musical”, comentou Mara.

A apresentação faz parte do Programa Música pela Vida, realizado desde 1990 pelo grupo da Prefeitura de Curitiba.

Para facilitar a compreensão, o repertório do concerto usa trechos de filmes e de obras conhecidas, como o tema de Elza, personagem da animação Frozen, e Hakuna Matata, tema do personagem Timão de O Rei Leão. Também fazem parte obras da música clássica, como O Burrico de Pau, de Carlos Gomes (1836-1896), e O Trenzinho Caipira e Magnificat-Alleluia, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959).

Serviço: Camerata Antiqua de Curitiba – Uma Fantasia Musical
Data: sexta-feira (20/5), às 10h30 e 15h
Local: Teatro da Vila (Rua Davi Xavier da Silva, 451, CIC)
Grátis