14.09.2021Concerto da Orquestra de Câmara Curitiba terá Baldini na direção musical

A Orquestra de Câmara da Cidade, grupo musical mantido pela Prefeitura de Curitiba, se apresenta neste fim de semana em dois concertos com obras de Johann Sebastian Bach, tendo como diretor musical o spalla (primeiro violinista) da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Emmanuelle Baldini.

As apresentações acontecem na sexta-feira (17/9), às 20h, e sábado (18/9), às 18h30, no Espaço Cultural Capela Santa Maria. No sábado, o concerto será presencial e também transmitido ao vivo pelo YouTube, no canal Curitiba Arte ICAC.

Os dois concertos integram a temporada 2021 da Camerata Antiqua de Curitiba, que tem a Orquestra de Câmara como uma de suas formações.

As obras de Johann Sebastian Bach pretendem envolver o público com o melhor do mestre da música barroca. Destaque para Concerto de Brandemburgo nº 5 em Ré Maior, uma das mais desafiadoras obras para cravo, que terá como solista Alessandro Santoro, filho do compositor brasileiro Claudio Santoro. A flautista Zélia Brandão completa as apresentações.

Com nome de Ciclo Bach, o repertório se estende entre as principais obras do compositor, traçando uma trajetória do artista. “São obras icônicas de um grande mestre. Bach é um dos compositores mais eternos, como todo grande gênio ele ultrapassa o tempo e espaço”, conclui Baldini.

Nascido na Itália, Emmanuelle Baldini esteve na Capela Santa Maria em maio de 2021 para tocar durante o Festival Mia Cara Curitiba. O concerto foi transmitido ao vivo, porém sem público. Desta vez, as apresentações serão com público presente, porém com o fluxo de pessoas reduzido, apenas 90 lugares liberados, em vez dos 270.

“Nada, nem de longe substitui a experiência de tocar para um público. Música é diálogo, então até o preparo é diferente, pensamos mais no gestual e no cuidado com o palco”, comenta Baldini.

Medidas de segurança
Os concertos presenciais voltaram seguindo rigorosos protocolos de segurança contra a covid-19. Músicos vacinados, obrigatoriedade de uso de máscara dentro do espaço, dispensers de álcool em gel 70%, programa com informações sobre as obras por QR code nas poltronas e no telão e ocupação do espaço reduzido foram algumas das principais medidas adotadas para a retomada dos concertos presenciais da Camerata.

Temporada 2021
A temporada 2021 da Camerata Antiqua de Curitiba conta ainda com outros oito programas, entre apresentações da orquestra, coro ou da formação completa. Toda a programação também será divulgada pelo WhatsApp da Capela Santa Maria. Para receber os comunicados, é necessário mandar uma mensagem para o número (41) 9961-4747.

O concerto é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com patrocínio do Ministério do Turismo, Volvo do Brasil e Positivo Soluções Didáticas.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA
CICLO BACH apresenta Concertos de BACH

Direção Musical e Violino solo – Emmanuele Baldini (SP)
17 de setembro, 20h – Capela Santa Maria Espaço Cultural